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A história do carro Ford Belina 1976 Branco Nevasca

No ano de 1976, o Ford Belina ainda em sua primeira geração, é o 11º carros mais vendido do país, emplacando em todas as suas versões e configurações 20.458.

A história do carro – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Brunelli Veículos Antigos

Lançamento: 1970. Base: Derivada do Ford Corcel, que por sua vez era baseado no projeto Renault 12 (a Ford herdou o projeto após assumir a Willys-Overland do Brasil).

Posição: Era uma perua compacta, a partir de 1973 reposicionada como uma perua de porte médio, ideal para famílias e uso misto urbano/rural.

Ficha Técnica

  • Motor: 1.4L (1.372 cm³), 4 cilindros em linha, refrigerado a água;
  • Origem do motor: Projeto Renault (Cléon-Fonte);
  • Potência líquida: 72 cv a 5.400 rpm (potência bruta: ~85 cv);
  • Torque: 10,3 kgfm a 3.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples;
  • Combustível: Gasolina;
  • Taxa de compressão: 8,0:1;
  • Diâmetro x curso: 76 mm x 77 mm.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
  • Tração: Dianteira (FWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco;

Dimensões

  • Comprimento: 4.235 mm;
  • Largura: 1.570 mm;
  • Altura: 1.395 mm;
  • Entre-eixos: 2.420 mm;
  • Peso: Aproximadamente 940 kg;
  • Porta-malas: ~390 litros (sem rebatimento dos bancos).

Suspensão e Freios

  • Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais;
  • Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
  • Freios dianteiros: Discos;
  • Freios traseiros: Tambor.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço estampado aro 13″;
  • Pneus: 6.00 x 13 (ou equivalente radial: 165 SR13).

Desempenho e Consumo

  • Velocidade máxima: ~140 km/h;
  • 0 a 100 km/h: Cerca de 18 segundos;
  • Consumo médio: 9 a 11 km/l (varia com o uso).

Equipamentos de Série (principais)

  • Bancos em curvim (vinil);
  • Painel simples com velocímetro e marcador de combustível;
  • Rádio AM (opcional);
  • Ventilação forçada;
  • Limpador e lavador do para-brisa;
  • Retrovisor externo simples (lado do motorista).

Catálogo de Cores

Cores Sólidas (não metálicas)

  • Branco Ártico;
  • Preto Ébano;
  • Vermelho Granada;
  • Azul Caribe;
  • Verde Folha;
  • Bege Saara;
  • Cinza Prata;
  • Amarelo Panamá.

Cores Metálicas (opcionais, geralmente com custo extra)

  • Prata Continental;
  • Azul Astral Metálico;
  • Verde Náutico Metálico;
  • Marrom Castor Metálico;
  • Cobre Solar Metálico.

Acabamentos Internos Combinados

A tonalidade interna (painel, bancos e forros) variava conforme a cor externa:

  • Interior preto, marrom, cinza ou bege, em material vinílico (curvim);
  • Algumas versões especiais ou de exportação podiam trazer tecidos mistos.
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