No ano de 1976, o Ford Belina ainda em sua primeira geração, é o 11º carros mais vendido do país, emplacando em todas as suas versões e configurações 20.458.

A história do carro – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli Veículos Antigos
Lançamento: 1970. Base: Derivada do Ford Corcel, que por sua vez era baseado no projeto Renault 12 (a Ford herdou o projeto após assumir a Willys-Overland do Brasil).

Posição: Era uma perua compacta, a partir de 1973 reposicionada como uma perua de porte médio, ideal para famílias e uso misto urbano/rural.
Ficha Técnica
- Motor: 1.4L (1.372 cm³), 4 cilindros em linha, refrigerado a água;
- Origem do motor: Projeto Renault (Cléon-Fonte);
- Potência líquida: 72 cv a 5.400 rpm (potência bruta: ~85 cv);
- Torque: 10,3 kgfm a 3.000 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina;
- Taxa de compressão: 8,0:1;
- Diâmetro x curso: 76 mm x 77 mm.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Dianteira (FWD);
- Embreagem: Monodisco a seco;
Dimensões
- Comprimento: 4.235 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.395 mm;
- Entre-eixos: 2.420 mm;
- Peso: Aproximadamente 940 kg;
- Porta-malas: ~390 litros (sem rebatimento dos bancos).

Suspensão e Freios
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Freios dianteiros: Discos;
- Freios traseiros: Tambor.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado aro 13″;
- Pneus: 6.00 x 13 (ou equivalente radial: 165 SR13).
Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: ~140 km/h;
- 0 a 100 km/h: Cerca de 18 segundos;
- Consumo médio: 9 a 11 km/l (varia com o uso).

Equipamentos de Série (principais)
- Bancos em curvim (vinil);
- Painel simples com velocímetro e marcador de combustível;
- Rádio AM (opcional);
- Ventilação forçada;
- Limpador e lavador do para-brisa;
- Retrovisor externo simples (lado do motorista).

Catálogo de Cores
Cores Sólidas (não metálicas)
- Branco Ártico;
- Preto Ébano;
- Vermelho Granada;
- Azul Caribe;
- Verde Folha;
- Bege Saara;
- Cinza Prata;
- Amarelo Panamá.

Cores Metálicas (opcionais, geralmente com custo extra)
- Prata Continental;
- Azul Astral Metálico;
- Verde Náutico Metálico;
- Marrom Castor Metálico;
- Cobre Solar Metálico.
Acabamentos Internos Combinados
A tonalidade interna (painel, bancos e forros) variava conforme a cor externa:
- Interior preto, marrom, cinza ou bege, em material vinílico (curvim);
- Algumas versões especiais ou de exportação podiam trazer tecidos mistos.





