Ferrari 195 Inter V12 (ano 1950), um dos primeiros Grand Tourers da marca, desenvolvido como evolução do Ferrari 166 Inter, com foco em conforto, luxo e performance para uso em estrada.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Ficha Técnica

Mecânica
- Motor: V12 a 60° (Colombo);
- Código do motor: Tipo 195;
- Cilindrada: 2.341 cm³ (2.3 litros);
- Diâmetro x Curso: 65 mm × 58.8 mm;
- Taxa de compressão: Aproximadamente 7.5:1;

- Potência máxima: 130 cv (96 kW) a 6.000 rpm;
- Torque estimado: ~190 Nm (não amplamente documentado na época);
- Alimentação: 1 a 3 carburadores Weber (geralmente Weber 36DCF);
- Sistema de ignição: Bobina com distribuidor;
- Arrefecimento: Líquido, com radiador frontal;
Transmissão
- Tipo: Manual;
- Nº de marchas: 5 marchas (algumas versões com 4);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco seca.

Chassi e Suspensão
- Chassi: Tubular em aço – Tipo 195;
- Distância entre eixos: 2.500 mm;
- Suspensão dianteira: Independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Freios e Rodas
- Freios: Tambor nas quatro rodas;
- Direção: Parafuso sem-fim com setor;
- Rodas: Aros de aço ou liga leve, com cubo central (tipo Borrani);
- Pneus: 5.50 x 16″ ou 6.00 x 16″ (varia conforme a carroceria).

Dimensões e Peso
- Comprimento: Varia conforme o carrozzieri (Ghia, Touring, Vignale);
- Largura: ~1.600 mm (estimado);
- Altura: ~1.300 mm (estimado);
- Peso: Aproximadamente 1.000 a 1.050 kg;
- Capacidade do tanque: ~80 litros.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 180 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~10 segundos (estimado).
Carrocerias
- Tipos: Coupé, Cabriolet;
- Carrozzerie: Ghia, Touring, Vignale (artesanais, variação entre unidades);
- Produção total: 27 unidades (muito raro).

Curiosidades
- Este modelo era feito sob encomenda para clientes de elite;
- Um dos primeiros Ferraris a priorizar conforto e sofisticação tanto quanto performance;
- Serve como transição entre os modelos puramente esportivos e os grand tourers da Ferrari.




