O motor elétrico de um carro funciona convertendo energia elétrica em energia mecânica, que movimenta as rodas do veículo.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
1. Fonte de energia elétrica

O carro elétrico possui uma bateria (geralmente de íon-lítio) que armazena energia elétrica. Ela é recarregada através de uma tomada ou estação de carregamento.
2. Controlador eletrônico
Um controlador atua como o “cérebro” do sistema. Ele gerencia a quantidade de energia enviada do banco de baterias para o motor, de acordo com a pressão que o motorista faz no acelerador.
3. Motor elétrico
O motor usa o princípio do eletromagnetismo:
- Quando a corrente elétrica passa por bobinas no estator (parte fixa), cria-se um campo magnético;
- Esse campo interage com ímãs ou outras bobinas no rotor (parte móvel), fazendo o rotor girar;
- O movimento rotacional do rotor é então transmitido às rodas.
4. Transmissão simples
Ao contrário dos carros a combustão, os elétricos geralmente não precisam de câmbio com várias marchas. A entrega de torque (força rotacional) é quase instantânea e constante, o que simplifica o sistema de transmissão.
Benefícios
- Menor perda de energia (mais eficiente);
- Menos peças móveis (menos manutenção);
- Zero emissões diretas de poluentes.
Funcionamento Básico

Característica Motor Elétrico X Motor a Combustão
Princípio Eletromagnetismo: corrente elétrica gera rotação Queima de combustível para gerar movimento
Energia usada Eletricidade (armazenada em baterias) Combustível fóssil (gasolina, diesel, etanol)
Conversão de energia Elétrica → Mecânica Química → Térmica → Mecânica
Componentes Principais
Motor Elétrico X Motor a Combustão
Bateria, controlador, motor, inversor Tanque, bomba de combustível, motor (com pistões, válvulas, bielas, etc.), sistema de escape
- Eficiência Energética;
- Motor Elétrico Motor a Combustão;
- Eficiência 85–95% 20–30%;
- Perdas Pouca perda de calor, quase todo torque é usado Grande parte da energia vira calor e é dissipada.

Desempenho
- Motor Elétrico X Motor a Combustão;
- Torque Imediato e constante Aumenta gradualmente com a rotação (RPM);
- Aceleração Muito rápida Mais lenta (dependente do câmbio);
- Marchas Normalmente 1 marcha Necessita câmbio com várias marchas.
Manutenção
Motor Elétrico X Motor a Combustão
Peças móveis Poucas (sem válvulas, pistões, etc.) Muitas (pistões, válvulas, bielas, velas, óleo, filtro etc.)
Manutenção Baixa Alta (troca de óleo, filtros, correias, etc.)
Impacto Ambiental
Motor Elétrico Motor a Combustão
Emissões diretas Zero CO₂, NOx, particulados;
Ruído Muito silencioso Barulhento (explosões internas);
Impacto total Depende da origem da eletricidade (limpa ou não) Sempre poluente na queima do combustível.

Abastecimento / Recarga
Motor Elétrico X Motor a Combustão
Tempo de recarga Varia de 30 min (carga rápida) a várias horas 5 minutos
Infraestrutura Crescendo, mas ainda limitada em alguns lugares Ampla e consolidada
Resumo
Motor Elétrico e Motor a Combustão
Mais vantajoso em Eficiência, aceleração, manutenção e emissões Autonomia longa e reabastecimento rápido (atualmente);
Desvantagens Recarga pode ser lenta; custo inicial da bateria Alto consumo de combustível; poluição; manutenção constante.
