Pular para o conteúdo
Início » Ficha Técnica carros antigos PAG Nick AP 1.6 ano 1988

Ficha Técnica carros antigos PAG Nick AP 1.6 ano 1988

Idealizado por Paulo de Aguiar Goulart (da Dacon) e projetado por Anísio Campos, em todas as suas configurações utilizava a plataforma VW BX e AB9.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens L’Art BR

Ficha Técnica

Ficha Técnica carros antigos PAG Nick AP 1.6 ano 1988
Ficha Técnica carros antigos PAG Nick AP 1.6 ano 1988

Identificação Geral

  • Modelo: PAG Nick;
  • Ano: 1988;
  • Fabricante: PAG (Projets d’AvantGarde Ltda.) / Dacon;
  • Projeto: Anísio Campos;
  • Origem: Brasil;
  • Produção estimada: ~130 unidades (somando Nick e Nick L, até 1991).

Motor e Transmissão

  • Código do motor: Volkswagen AP-1600;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, longitudinal;
  • Cilindrada total: 1.596 cm³;
  • Taxa de compressão: 8,5:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic (nas versões com injeção); algumas versões ainda utilizavam carburador;
  • Potência máxima: 90 cv (66 kW) a 5.600 rpm;
  • Torque máximo: 13,8 kgf·m a 3.400 rpm;
  • Combustível: Gasolina;
  • Transmissão: Manual, 5 marchas (VW);
  • Tração: Dianteira.

Desempenho

  • Aceleração 0–100 km/h: 11,7 segundos;
  • Velocidade máxima: 160 km/h.
  • Consumo médio:
    • Urbano: ~10,5 km/l;
    • Rodoviário: ~13,5 km/l.

Chassi e Suspensão

  • Plataforma de base: VW Saveiro (primeiras unidades);
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Tambor;
  • Direção: Mecânica (hidráulica opcional em algumas unidades).

Dimensões

  • Comprimento total: 3.040 mm;
  • Largura: 1.630 mm;
  • Altura: 1.200 mm;
  • Entre-eixos: 2.345 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.360 / 1.350 mm;
  • Peso em ordem de marcha: ~868 kg;
  • Capacidade do tanque: 50 litros;
  • Porta-malas: ~120 litros.

Rodas e Pneus

  • Rodas originais: Liga leve 13 polegadas;
  • Pneus originais: 175/70 R13.

Equipamentos e Itens de Série

  • Bancos em tecido ou couro (opcional);
  • Vidros verdes;
  • Faróis de neblina (opcional);
  • Volante esportivo (tipo Fórmula 1 em algumas unidades);
  • Ar-condicionado (opcional);
  • Instrumentação completa (velocímetro, conta-giros, temperatura, combustível, voltímetro);
  • Rádio AM/FM (opcional);
  • Alarme de fábrica (opcional);

Diferenciais de Projeto

  • Carroceria integralmente em fibra de vidro;
  • Estrutura reforçada com aplicação artesanal;
  • Capô e tampa traseira com amortecedores hidráulicos;
  • Estilo targa-roadster com capota rígida removível;
  • Excelente relação peso/potência para a época.

Observação:
Por ser um modelo artesanal e de baixa escala, havia variações de acabamento e equipamentos entre as unidades.

Catálogo de Cores

  • Código (VW/Dacon) Nome Comercial Acabamento Observações;
  • L90E Branco Cristal Sólido Um dos tons mais produzidos;
  • L041 Preto Ninja Sólido Elegante, muito procurado;
  • LP3G Vermelho Mônaco Sólido Cor bastante desejada;
  • L97A Prata Ônix Metálico Metálico clássico dos anos 80;
  • LA7Y Cinza Quartz Metálico Sofisticado, intermediário;
  • L90D Azul Caribe Sólido Tom claro, poucas unidades;
  • LC6V (sob encomenda) Verde Alga Metálico Personalização especial;
  • L08 (sob encomenda) Amarelo Dakar Sólido Esportivo, raro.

Cores sob encomenda

Além dessas, alguns clientes da Dacon solicitaram cores especiais sob consulta:

  • Azul Noturno Metálico;
  • Bordeaux Metálico;
  • Champagne Perolizado;
  • Branco Pérola;
  • Tons bicolores customizados (capô ou faixas laterais em contraste).

Detalhes de Acabamento

  • Interior geralmente em preto ou grafite, com alguns exemplares recebendo tons de bege ou marfim sob encomenda;
  • Volantes e painéis podiam ser personalizados com detalhes em couro;
  • Faixas decorativas laterais opcionais, com logomarca “Nick” aplicada.

Observação importante: Como o Nick tinha acabamento artesanal, a fidelidade ao código exato de fábrica VW muitas vezes variava na prática, o cliente podia adaptar pequenas variações no tom.

Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha Técnica carros antigos PAG Nick AP 1.6 ano 1988