Idealizado por Paulo de Aguiar Goulart (da Dacon) e projetado por Anísio Campos, em todas as suas configurações utilizava a plataforma VW BX e AB9.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’Art BR
Ficha Técnica

Identificação Geral
- Modelo: PAG Nick;
- Ano: 1988;
- Fabricante: PAG (Projets d’AvantGarde Ltda.) / Dacon;
- Projeto: Anísio Campos;
- Origem: Brasil;
- Produção estimada: ~130 unidades (somando Nick e Nick L, até 1991).
Motor e Transmissão
- Código do motor: Volkswagen AP-1600;
- Tipo: 4 cilindros em linha, longitudinal;
- Cilindrada total: 1.596 cm³;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic (nas versões com injeção); algumas versões ainda utilizavam carburador;
- Potência máxima: 90 cv (66 kW) a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 13,8 kgf·m a 3.400 rpm;
- Combustível: Gasolina;
- Transmissão: Manual, 5 marchas (VW);
- Tração: Dianteira.
Desempenho

- Aceleração 0–100 km/h: 11,7 segundos;
- Velocidade máxima: 160 km/h.
- Consumo médio:
- Urbano: ~10,5 km/l;
- Rodoviário: ~13,5 km/l.
Chassi e Suspensão
- Plataforma de base: VW Saveiro (primeiras unidades);
- Suspensão dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambor;
- Direção: Mecânica (hidráulica opcional em algumas unidades).
Dimensões
- Comprimento total: 3.040 mm;
- Largura: 1.630 mm;
- Altura: 1.200 mm;
- Entre-eixos: 2.345 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.360 / 1.350 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~868 kg;
- Capacidade do tanque: 50 litros;
- Porta-malas: ~120 litros.
Rodas e Pneus

- Rodas originais: Liga leve 13 polegadas;
- Pneus originais: 175/70 R13.
Equipamentos e Itens de Série
- Bancos em tecido ou couro (opcional);
- Vidros verdes;
- Faróis de neblina (opcional);
- Volante esportivo (tipo Fórmula 1 em algumas unidades);
- Ar-condicionado (opcional);
- Instrumentação completa (velocímetro, conta-giros, temperatura, combustível, voltímetro);
- Rádio AM/FM (opcional);
- Alarme de fábrica (opcional);
Diferenciais de Projeto
- Carroceria integralmente em fibra de vidro;
- Estrutura reforçada com aplicação artesanal;
- Capô e tampa traseira com amortecedores hidráulicos;
- Estilo targa-roadster com capota rígida removível;
- Excelente relação peso/potência para a época.
Observação:
Por ser um modelo artesanal e de baixa escala, havia variações de acabamento e equipamentos entre as unidades.
Catálogo de Cores

- Código (VW/Dacon) Nome Comercial Acabamento Observações;
- L90E Branco Cristal Sólido Um dos tons mais produzidos;
- L041 Preto Ninja Sólido Elegante, muito procurado;
- LP3G Vermelho Mônaco Sólido Cor bastante desejada;
- L97A Prata Ônix Metálico Metálico clássico dos anos 80;
- LA7Y Cinza Quartz Metálico Sofisticado, intermediário;
- L90D Azul Caribe Sólido Tom claro, poucas unidades;
- LC6V (sob encomenda) Verde Alga Metálico Personalização especial;
- L08 (sob encomenda) Amarelo Dakar Sólido Esportivo, raro.
Cores sob encomenda
Além dessas, alguns clientes da Dacon solicitaram cores especiais sob consulta:
- Azul Noturno Metálico;
- Bordeaux Metálico;
- Champagne Perolizado;
- Branco Pérola;
- Tons bicolores customizados (capô ou faixas laterais em contraste).
Detalhes de Acabamento

- Interior geralmente em preto ou grafite, com alguns exemplares recebendo tons de bege ou marfim sob encomenda;
- Volantes e painéis podiam ser personalizados com detalhes em couro;
- Faixas decorativas laterais opcionais, com logomarca “Nick” aplicada.
Observação importante: Como o Nick tinha acabamento artesanal, a fidelidade ao código exato de fábrica VW muitas vezes variava na prática, o cliente podia adaptar pequenas variações no tom.






