Também conhecido como 911 Carrera 2.7 MFI; Europa. Em 1974, o Porsche 911 passou por sua primeira grande atualização de design, com o chamado “impact bumper”

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens The Garage
O chamado “impact bumper” (para atender normas de segurança nos EUA), mas o modelo europeu manteve várias características de performance pura, especialmente na versão Carrera.

A versão Euro-Spec Carrera 1974 é muitas vezes considerada o sucessor espiritual do mítico 911 2.7 RS de 1973.
Ficha Técnica (modelo de produção: 1974 – Europa)
Identificação Geral
- Modelo: Porsche 911 Carrera 2.7 (Euro-Spec);
- Ano/modelo: 1974;
- Código de fábrica (modelo): 911/83 (motor);
- Tipo de carroceria: Coupé 2+2 (chassi G-Series, nova geração a partir de 1974);
- Número aproximado de unidades produzidas: 1026 coupé (Euro-Spec 1974).
Motor
- Código do motor: 911/83;
- Tipo: Boxer 6 cilindros, arrefecido a ar;
- Cilindrada: 2687 cm³ (2.7 litros);
- Diâmetro x curso: 90 mm x 70.4 mm;
- Taxa de compressão: 8.5:1;
- Alimentação: Injeção mecânica Bosch MFI (Mechanical Fuel Injection);
- Potência máxima: 210 cv (DIN) a 6300 rpm;
- Torque máximo: 255 Nm (26 kgfm) a 5100 rpm;
- Lubrificação: Cárter seco com reservatório externo;
- Sistema de arrefecimento: Ar forçado por ventilador axial;
- Sistema de ignição: Transistorizada Bosch CDI.
Transmissão

- Câmbio: Manual de 5 marchas (Tipo 915);
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco;
- Tração: Traseira (RWD).
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com barra de torção, barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, semi trailing-arm com barra de torção, barra estabilizadora.
Direção
- Tipo: Mecânica, pinhão e cremalheira;
- Relação de direção: 17,5:1;
- Voltas de batente a batente: ~3,0.
Freios
- Sistema: Hidráulico com dois circuitos;
- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Discos ventilados;
- Diâmetro dos discos: 282 mm (aprox.).
Rodas e Pneus
- Rodas (padrão): Fuchs forjadas de alumínio;
- Dimensões:
- Dianteira: 6J x 15;
- Traseira: 7J x 15;
- Pneus (padrão):
- Dianteira: 185/70 VR15;
- Traseira: 215/60 VR15 (ou 185/70 VR15 dependendo da configuração).
Dimensões e Capacidades

- Comprimento total: 4291 mm;
- Largura total: 1652 mm;
- Altura total: 1320 mm;
- Entre-eixos: 2271 mm;
- Bitola dianteira: 1372 mm;
- Bitola traseira: 1350 mm;
- Peso em ordem de marcha: 1075 kg;
- Tanque de combustível: 80 litros;
- Porta-malas dianteiro: ~140 litros.
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: ~6,1 s;
- Velocidade máxima: ~240 km/h;
- Consumo médio (aprox.): 13-15 L/100 km (muito dependente de uso e manutenção).
Equipamentos e Itens de Série (Euro-Spec)
- Bancos esportivos;
- Volante Porsche Sport de 380 mm;
- Instrumentos VDO completos;
- Rodas Fuchs;
- Para-choques com absorção de impacto (modelo G-Series);
- Aerofólio traseiro “ducktail” opcional;
- Vidros elétricos opcionais;
- Ar-condicionado opcional;
- Rádio Blaupunkt ou Becker (opcional);
- Interior em couro ou veludo (conforme configuração).
Código Nome da Cor Observações

025 India Red Vermelho sólido intenso;
027 Guards Red Vermelho clássico Porsche;
117 Light Yellow Amarelo pastel;
117-9-1 Sahara Beige Bege claro (raro);
228 Bahama Blue Azul sólido vibrante;
336 Gulf Blue Azul claro icônico;
328 Continental Orange Laranja vivo;
216 Signal Green Verde sólido brilhante;
225 Viper Green Verde neon intenso;
221 Irish Green Verde escuro clássico;
408 Bitter Chocolate Marrom escuro;
700 Black Preto sólido;
908 Grand Prix White Branco sólido clássico.
Cores Metálicas (Metallic)
- Código Nome da Cor Observações;
- 250 Ice Green Metallic Verde metálico claro (bem raro);
- 275 Olive Metallic Verde oliva metálico;
- 335 Gemini Blue Metallic Azul metálico médio;
- 347 Light Bronze Metallic Bronze metálico claro;
- 936 Silver Metallic Prata metálico clássico;
- 936-9-3 Platinum Metallic Prata com tonalidade quente.
Cores especiais e sob encomenda

- Além dessas cores de catálogo, o cliente podia solicitar a Porsche o serviço Sonderfarbe (cores especiais sob medida), permitindo praticamente qualquer tonalidade mediante encomenda.
- Muitos carros Carrera Euro-Spec foram customizados dessa forma, o que torna alguns exemplares extremamente raros.
Observação importante:
As cores também podiam ser combinadas com várias opções de interior (couro, vinil, veludo ou tecido), com tons de preto, marrom, vermelho, azul, verde e bege, dependendo da disponibilidade e personalização.









