No ano de 1970, a marca utilizava a plataforma o VW Karmann Ghia com pequenas alterações, e emplaca no mesmo ano 202 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli Veículos Antigos
A unidade da matéria foi customizada com motor boxer tork 1900, com dupla carburação.

Ficha Técnica com as configurações originais de fábrica
Informações Gerais
- Fabricante: Puma Veículos e Motores Ltda.
- Modelo: Puma GTE (primeira série com carroceria em fibra de vidro, já derivada do DKW GT, agora com mecânica VW);
- Ano: 1970;
- País de fabricação: Brasil;
- Categoria: Esportivo 2 portas.
Motor
- Tipo: VW Boxer 4 cilindros horizontais opostos, arrefecido a ar;
- Código do motor: VW 1500 (H1 ou variantes);
- Cilindrada: 1.493 cm³ (1.5 litros);
- Diâmetro x Curso: 83 mm x 69 mm;
- Taxa de compressão: 7,0:1 (aproximadamente; varia conforme ano e preparação);
- Alimentação: Carburador simples (Solex 30 PICT-2 ou similar, dependendo da versão);
- Potência máxima: 44 a 46 cv (SAE bruta) @ 4.000 rpm (dados de fábrica, pode variar);
- Torque máximo: 10 kgfm @ 2.200 rpm (aproximadamente);
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: Ar forçado.
Transmissão

- Tipo: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, eixo duplo (sistema VW), barras de torção, amortecedores telescópicos;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores telescópicos.
Freios
- Dianteiros: A tambor (alguns modelos já podiam ter disco de série ou como opcional);
- Traseiros: A tambor.
Direção
- Tipo: Cremalheira e pinhão (alguns ainda com caixa de direção de rosca sem-fim VW).
Dimensões e Peso
- Comprimento: 3.940 mm;
- Largura: 1.580 mm;
- Altura: 1.200 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: ~700 kg (depende dos opcionais).
Desempenho (estimado com motor 1500 de fábrica)

- Velocidade máxima: ~130-135 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: ~21-22 segundos;
- Consumo médio: 10-12 km/l.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço 4,5″ x 15″ (alguns modelos tinham rodas esportivas de liga leve como opcional);
- Pneus: 5.60-15 ou equivalentes em medidas radiais.
Outros destaques
- Carroceria em fibra de vidro;
- Chassi encurtado do VW Fusca;
- Estilo inspirado em modelos europeus como o Porsche 356 e o Opel GT.
1970 marcou a consolidação da Puma como fabricante nacional de esportivos com acabamento refinado, design arrojado e excelente relação peso/potência, mesmo com mecânica simples VW. O motor 1500 era o mais comum nos primeiros anos, antes de evoluir para o 1600.

Catálogo de cores
Cores Sólidas
- Branco Pérola;
- Preto Ônix;
- Vermelho Granada;
- Amarelo Icaraí (ou Amarelo Puma);
- Azul Vitória;
- Laranja Solar;
- Bege Sahara.
Cores Metálicas (muito desejadas na época)
- Prata Continental;
- Azul Celeste Metálico;
- Verde Amazonas Metálico;
- Dourado Topázio;
- Cobre Marajó.

Cores Especiais e Sob Encomenda (limitadas, para clientes especiais ou produção limitada)
- Azul Caribe;
- Verde Esmeralda;
- Vermelho Rubi Metálico.
Observações importantes:
- Muitas vezes as cores eram escolhidas no ato da compra e a Puma aceitava pequenas variações de tonalidade, pois a pintura era feita artesanalmente na fábrica.
- Por ser carroceria de fibra de vidro, a pintura demandava processos especiais de preparação e muitas vezes utilizava pigmentação própria para melhor aderência.






