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Ficha Técnica carros Puma GT ano 1970 chassi Karmann Ghia 1500

No ano de 1970, a marca utilizava a plataforma o VW Karmann Ghia com pequenas alterações, e emplaca no mesmo ano 202 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Brunelli Veículos Antigos

A unidade da matéria foi customizada com motor boxer tork 1900, com dupla carburação.

Ficha Técnica carros Puma GT ano 1970 chassi Karmann Ghia 1500
Ficha Técnica carros Puma GT ano 1970 chassi Karmann Ghia 1500

Ficha Técnica com as configurações originais de fábrica

Informações Gerais

  • Fabricante: Puma Veículos e Motores Ltda.
  • Modelo: Puma GTE (primeira série com carroceria em fibra de vidro, já derivada do DKW GT, agora com mecânica VW);
  • Ano: 1970;
  • País de fabricação: Brasil;
  • Categoria: Esportivo 2 portas.

Motor

  • Tipo: VW Boxer 4 cilindros horizontais opostos, arrefecido a ar;
  • Código do motor: VW 1500 (H1 ou variantes);
  • Cilindrada: 1.493 cm³ (1.5 litros);
  • Diâmetro x Curso: 83 mm x 69 mm;
  • Taxa de compressão: 7,0:1 (aproximadamente; varia conforme ano e preparação);
  • Alimentação: Carburador simples (Solex 30 PICT-2 ou similar, dependendo da versão);
  • Potência máxima: 44 a 46 cv (SAE bruta) @ 4.000 rpm (dados de fábrica, pode variar);
  • Torque máximo: 10 kgfm @ 2.200 rpm (aproximadamente);
  • Combustível: Gasolina;
  • Arrefecimento: Ar forçado.

Transmissão

  • Tipo: Manual de 4 marchas;
  • Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão

  • Dianteira: Independente, eixo duplo (sistema VW), barras de torção, amortecedores telescópicos;
  • Traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores telescópicos.

Freios

  • Dianteiros: A tambor (alguns modelos já podiam ter disco de série ou como opcional);
  • Traseiros: A tambor.

Direção

  • Tipo: Cremalheira e pinhão (alguns ainda com caixa de direção de rosca sem-fim VW).

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 3.940 mm;
  • Largura: 1.580 mm;
  • Altura: 1.200 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Peso: ~700 kg (depende dos opcionais).

Desempenho (estimado com motor 1500 de fábrica)

  • Velocidade máxima: ~130-135 km/h;
  • Aceleração 0-100 km/h: ~21-22 segundos;
  • Consumo médio: 10-12 km/l.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço 4,5″ x 15″ (alguns modelos tinham rodas esportivas de liga leve como opcional);
  • Pneus: 5.60-15 ou equivalentes em medidas radiais.

Outros destaques

  • Carroceria em fibra de vidro;
  • Chassi encurtado do VW Fusca;
  • Estilo inspirado em modelos europeus como o Porsche 356 e o Opel GT.

1970 marcou a consolidação da Puma como fabricante nacional de esportivos com acabamento refinado, design arrojado e excelente relação peso/potência, mesmo com mecânica simples VW. O motor 1500 era o mais comum nos primeiros anos, antes de evoluir para o 1600.

Catálogo de cores

Cores Sólidas

  • Branco Pérola;
  • Preto Ônix;
  • Vermelho Granada;
  • Amarelo Icaraí (ou Amarelo Puma);
  • Azul Vitória;
  • Laranja Solar;
  • Bege Sahara.

Cores Metálicas (muito desejadas na época)

  • Prata Continental;
  • Azul Celeste Metálico;
  • Verde Amazonas Metálico;
  • Dourado Topázio;
  • Cobre Marajó.

Cores Especiais e Sob Encomenda (limitadas, para clientes especiais ou produção limitada)

  • Azul Caribe;
  • Verde Esmeralda;
  • Vermelho Rubi Metálico.

Observações importantes:

  • Muitas vezes as cores eram escolhidas no ato da compra e a Puma aceitava pequenas variações de tonalidade, pois a pintura era feita artesanalmente na fábrica.
  • Por ser carroceria de fibra de vidro, a pintura demandava processos especiais de preparação e muitas vezes utilizava pigmentação própria para melhor aderência.
Tábata Miyuki
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