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Ficha Técnica carros VW SP2 1.7 cor Verde Hippie ano 1973

O VW SP2 teve um total de 10.000 unidades emplacadas no Brasil em todos os nos de produção. E 681 unidades exportadas par Europa e Estados Unidos.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Inter Clássicos Niterói

Desenvolvido 100% no Brasil pela VW do Brasil entre 1972 e 1976. Foi resultado do “Projeto X”, sob o comando do engenheiro Rudolf Leiding e do designer Márcio Piancastelli.

Ficha Técnica

Câmbio preparado pela fábrica mais alongado na época:

  • Relações de marcha:
  • (valores aproximados, pois variavam um pouco conforme ano/modelo);
  • Marcha Relação;
  • 1ª 3,80:1;
  • 2ª 2,06:1;
  • 3ª 1,32:1;
  • 4ª 0,93:1;
  • Ré 3,80:1.
  • A quarta marcha funcionava quase como um “overdrive” para manter um giro mais baixo em velocidade de cruzeiro;
  • Diferencial (redução final): 4,125:1;
  • Tração: traseira (motor traseiro 1.7, tração traseira; layout RR).

Informações Gerais

  • Fabricante: Volkswagen do Brasil;
  • Modelo: SP2;
  • Ano/modelo: 1973;
  • Plataforma: VW Tipo 3 nacional (Variant);
  • Categoria: Coupé esportivo 2 lugares (2+2 limitado);
  • Produção total 1973: ~2.500 a 3.000 unidades (estimativa).

Motor

  • Código do motor: VW “Type 3” 1700;
  • Posição: Traseiro longitudinal;
  • Tipo: Boxer 4 cilindros opostos (horizontalmente opostos);
  • Refrigeração: Ar;
  • Cilindrada: 1.679 cm³;
  • Diâmetro x curso: 88 mm x 69 mm;
  • Taxa de compressão: 7,5:1;
  • Potência máxima: 75 cv (SAE) / ~65 cv (DIN) a 4.600 rpm;
  • Torque máximo: 13 mkgf (127 Nm) a 3.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador duplo Solex 32 PDSIT-2/3;
  • Combustível: Gasolina;
  • Lubrificação: Carter úmido com bomba de óleo mecânica.

Transmissão

  • Tipo: Manual de 4 marchas sincronizadas;
  • Tração: Traseira (RR);
  • Relação do diferencial: 4,125:1.

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços oscilantes com barra de torção longitudinal e amortecedores hidráulicos telescópicos;
  • Traseira: Independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção transversais e amortecedores telescópicos.

Direção

  • Tipo: Mecânica, setor e rosca sem fim;
  • Volante: 400 mm de diâmetro.

Freios

  • Dianteiros: Discos ventilados;
  • Traseiros: Tambores;
  • Duplo circuito hidráulico.

Pneus e Rodas

  • Pneus originais: 175 HR 14 radiais (alguns com Pirelli Cinturato);
  • Rodas: Aço estampado 5,5J x 14″.

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: 4.229 mm;
  • Largura: 1.617 mm;
  • Altura: 1.159 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira: 1.333 mm;
  • Bitola traseira: 1.321 mm;
  • Peso vazio: 870 a 890 kg;
  • Capacidade do tanque: 46 litros;
  • Porta-malas dianteiro: ~140 litros;
  • Porta-malas traseiro (atrás do motor): pequeno (espaço para ferramentas).

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~153 a 161 km/h (dependendo da fonte);
  • Aceleração 0-100 km/h: 17 a 20 segundos;
  • Consumo médio: 8 a 10 km/l (uso misto);
  • Autonomia estimada: ~400-450 km.

Equipamentos de Série (1973)

  • Painel completo com conta-giros, marcador de temperatura do óleo e nível de combustível;
  • Luzes de cortesia internas;
  • Faróis duplos circulares (2 principais + 2 milha);
  • Bancos reclináveis com encosto de cabeça;
  • Cintos de segurança de três pontos;
  • Espelhos retrovisores externos cromados;
  • Vidros com acionamento manual;
  • Aquecedor (ventilação forçada).

Catálogo de Cores

  • Nome da Cor Código VW Descrição;
  • Amarelo Iguaçu L10E Amarelo vivo, bastante popular no lançamento;
  • Vermelho Montana L30M Vermelho escuro, metálico;
  • Branco Lótus L90C Branco sólido, clássico da VW;
  • Azul Niágara L96P Azul metálico médio, sofisticado;
  • Prata Cristal L97A Prata metálico, um dos mais procurados hoje;
  • Bege Saara L80Z Bege claro, elegante e discreto;
  • Verde Hippie (ou Verde Maçã) L64K Verde bem vivo, mais raro;
  • Marrom Savana L96D Marrom metálico escuro;
  • Cinza Platina L96H Cinza metálico médio.

Observações importantes:

  • As cores metálicas ganharam destaque principalmente a partir de 1973;
  • A maioria dos SP2 de fábrica saía com acabamento interno combinando com a cor externa;
  • Algumas cores adicionais apareceram em unidades exportadas ou em lotes especiais, principalmente em 1974-76.
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