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Ficha Técnica carros Chevrolet Caravan Comodoro 4.1 gasolina ano 1984

No ano de 1987 o Chevrolet Caravan foi o 14º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 17.890 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Pastore Car Collection

Ficha Técnica

Ficha Técnica carros Chevrolet Caravan Comodoro 4.1 gasolina ano 1984
Ficha Técnica carros Chevrolet Caravan Comodoro 4.1 gasolina ano 1984

Motor

  • Código: 250-S (Chevrolet Brasil);
  • Tipo: 6 cilindros em linha;
  • Válvulas: 12 válvulas (2 por cilindro);
  • Comando de válvulas: Comando lateral no bloco;
  • Alimentação: Carburador de corpo duplo (Solex H40/44 EIS ou similar);
  • Combustível: Gasolina;
  • Cilindrada total: 4093 cm³ (4.1 litros);
  • Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 88,9 mm;
  • Taxa de compressão: 8,5:1;
  • Potência máxima: 121 cv (SAE) a 4.200 rpm;
    (ou aproximadamente 115 cv líquidos);
  • Torque máximo: 29,0 kgfm a 2.400 rpm.

Transmissão

  • Tipo: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Opcional: Câmbio automático GM Turbo-Hydramatic 350 (3 marchas).

Direção

  • Tipo: Parafuso sem-fim e setor;
  • Assistência: Hidráulica (opcional na Comodoro).

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
  • Traseira: Eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.

Freios

  • Dianteiros: Discos sólidos;
  • Traseiros: Tambor;
  • Circuito: Duplo, com servo-freio.

Pneus e Rodas

  • Pneus originais: 195/70 R14 (alguns modelos podiam trazer 185/75 R14);
  • Rodas: Aço ou liga leve (opcional).

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: 4810 mm;
  • Largura: 1750 mm;
  • Altura: 1380 mm;
  • Entre-eixos: 2667 mm;
  • Bitola dianteira: 1420 mm;
  • Bitola traseira: 1410 mm;
  • Peso: Aproximadamente 1.420 kg (em ordem de marcha);
  • Capacidade do tanque de combustível: 65 litros;
  • Capacidade do porta-malas: ~560 litros;

Desempenho (estimativas de época)

  • Velocidade máxima: 170 km/h (em boas condições);
  • Aceleração 0-100 km/h: ~12,5 segundos.
  • Consumo médio:
    • Cidade: 5,5 a 6,5 km/l;
    • Estrada: 8 a 9 km/l.

Equipamentos de Série (Comodoro 1984)

  • Bancos em veludo aveludado ou vinil de luxo;
  • Painel completo com instrumentos circulares;
  • Volante de 3 raios almofadado;
  • Ar-condicionado (opcional)
  • Vidros verdes e desembaçador traseiro
  • Rádio toca-fitas (opcional);
  • Acabamento em imitação de jacarandá no painel;
  • Travas e vidros elétricos (em alguns pacotes opcionais);

Cores disponíveis (exemplos)

  • Bege Saara;
  • Azul Noturno;
  • Marrom Sumatra;
  • Cinza Grafite;
  • Verde Amazônia;
  • Preto Onix.

Observação

  • A Caravan Comodoro 1984 já era do chamado “último facelift” da linha Opala antes da reestilização de 1988, com frente de quatro faróis retangulares e acabamento mais luxuoso que a versão SL/S.

Catálogo de Cores

  • Código GM Nome Comercial Descrição;
  • 29 Azul Noturno Metálico Azul escuro metálico, bastante sofisticado, muito popular na linha Comodoro;
  • 75 Vermelho Boreal Metálico Vermelho profundo com leve efeito metálico;
  • 59 Marrom Sumatra Metálico Tom marrom médio metálico com brilho acetinado;
  • 90 Prata Inca Metálico Prata claro metálico, clássico dos Comodoro de luxo;
  • 51 Bege Saara Metálico Bege claro metálico, muito usado em executivos;
  • 67 Verde Amazônia Metálico Verde escuro metálico, elegante e relativamente raro;
  • 84 Cinza Grafite Metálico Cinza escuro metálico, um dos tons mais procurados;
  • 41 Preto Ônix (Sólido) Preto brilhante, acabamento sólido;
  • 10 Branco Everest (Sólido) Branco puro, sólido, comum nas versões de frota mas disponível na Comodoro.

Curiosidades sobre as cores do Comodoro 1984:

  • Em 1984, quase todas as cores eram metálicas para o Comodoro, com acabamento de alto padrão;
  • Alguns tons metálicos vinham com verniz de proteção extra, o famoso “metálico bicamada”;
  • As tonalidades podiam variar um pouco entre unidades feitas em São Caetano do Sul e São José dos Campos;
  • Em alguns catálogos internos da GM, constavam ainda algumas cores de edição especial ou sob encomenda, geralmente em produções de fim de ano-modelo.
Tábata Miyuki
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