No ano de 1987 o Chevrolet Caravan foi o 14º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 17.890 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Pastore Car Collection
Ficha Técnica

Motor
- Código: 250-S (Chevrolet Brasil);
- Tipo: 6 cilindros em linha;
- Válvulas: 12 válvulas (2 por cilindro);
- Comando de válvulas: Comando lateral no bloco;
- Alimentação: Carburador de corpo duplo (Solex H40/44 EIS ou similar);
- Combustível: Gasolina;
- Cilindrada total: 4093 cm³ (4.1 litros);
- Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 88,9 mm;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Potência máxima: 121 cv (SAE) a 4.200 rpm;
(ou aproximadamente 115 cv líquidos); - Torque máximo: 29,0 kgfm a 2.400 rpm.
Transmissão
- Tipo: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (RWD);
- Opcional: Câmbio automático GM Turbo-Hydramatic 350 (3 marchas).
Direção
- Tipo: Parafuso sem-fim e setor;
- Assistência: Hidráulica (opcional na Comodoro).
Suspensão

- Dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambor;
- Circuito: Duplo, com servo-freio.
Pneus e Rodas
- Pneus originais: 195/70 R14 (alguns modelos podiam trazer 185/75 R14);
- Rodas: Aço ou liga leve (opcional).
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4810 mm;
- Largura: 1750 mm;
- Altura: 1380 mm;
- Entre-eixos: 2667 mm;
- Bitola dianteira: 1420 mm;
- Bitola traseira: 1410 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.420 kg (em ordem de marcha);
- Capacidade do tanque de combustível: 65 litros;
- Capacidade do porta-malas: ~560 litros;
Desempenho (estimativas de época)

- Velocidade máxima: 170 km/h (em boas condições);
- Aceleração 0-100 km/h: ~12,5 segundos.
- Consumo médio:
- Cidade: 5,5 a 6,5 km/l;
- Estrada: 8 a 9 km/l.
Equipamentos de Série (Comodoro 1984)
- Bancos em veludo aveludado ou vinil de luxo;
- Painel completo com instrumentos circulares;
- Volante de 3 raios almofadado;
- Ar-condicionado (opcional)
- Vidros verdes e desembaçador traseiro
- Rádio toca-fitas (opcional);
- Acabamento em imitação de jacarandá no painel;
- Travas e vidros elétricos (em alguns pacotes opcionais);
Cores disponíveis (exemplos)
- Bege Saara;
- Azul Noturno;
- Marrom Sumatra;
- Cinza Grafite;
- Verde Amazônia;
- Preto Onix.
Observação
- A Caravan Comodoro 1984 já era do chamado “último facelift” da linha Opala antes da reestilização de 1988, com frente de quatro faróis retangulares e acabamento mais luxuoso que a versão SL/S.
Catálogo de Cores

- Código GM Nome Comercial Descrição;
- 29 Azul Noturno Metálico Azul escuro metálico, bastante sofisticado, muito popular na linha Comodoro;
- 75 Vermelho Boreal Metálico Vermelho profundo com leve efeito metálico;
- 59 Marrom Sumatra Metálico Tom marrom médio metálico com brilho acetinado;
- 90 Prata Inca Metálico Prata claro metálico, clássico dos Comodoro de luxo;
- 51 Bege Saara Metálico Bege claro metálico, muito usado em executivos;
- 67 Verde Amazônia Metálico Verde escuro metálico, elegante e relativamente raro;
- 84 Cinza Grafite Metálico Cinza escuro metálico, um dos tons mais procurados;
- 41 Preto Ônix (Sólido) Preto brilhante, acabamento sólido;
- 10 Branco Everest (Sólido) Branco puro, sólido, comum nas versões de frota mas disponível na Comodoro.
Curiosidades sobre as cores do Comodoro 1984:
- Em 1984, quase todas as cores eram metálicas para o Comodoro, com acabamento de alto padrão;
- Alguns tons metálicos vinham com verniz de proteção extra, o famoso “metálico bicamada”;
- As tonalidades podiam variar um pouco entre unidades feitas em São Caetano do Sul e São José dos Campos;
- Em alguns catálogos internos da GM, constavam ainda algumas cores de edição especial ou sob encomenda, geralmente em produções de fim de ano-modelo.







