Ainda que baseada em uma plataforma moderna, a STLA Smart, similar à do Grande Panda europeu, ela mantém o DNA que faz dela a picape compacta mais vendida do Brasil.

Notícias sobre automóveis – Tábata Miyuki – Colunista
As imagens dos carros são Ilustrativas
Pontos positivos

- Design e plataformas renovadas
A nova geração adota um visual mais robusto e moderno, ainda remetendo à “mini Toro”, com grade imponente, faróis em LED e acabamento refinado. - Mais tecnologia embarcada
Inclui central multimídia avançada (com Apple CarPlay e Android Auto), painel digital, controles de estabilidade e tração de série, freios ABS, assistente de partida em rampa, além da promessa de sistemas híbridos flex e até elétricos. - Motorização eficiente e econômica
Novos motores turbo 1.0 e 1.3 prometem melhor desempenho, enquanto a futura versão híbrida promete reduzir o consumo. A rede de mais de 500 concessionárias da Fiat também facilita o suporte. - Capacidade de carga e robustez
Mantém excelente capacidade de carga (até 650 kg), com suspensão traseira por feixes de mola. Proprietários relatam que é “pau pra toda obra”, suportando péssimas condições de estrada e longos trajetos sem grandes falhas.

- Segurança reforçada
A nova plataforma e o uso de aços de alta resistência reforçam a segurança estrutural. Faróis em LED aprimoram visibilidade, e a adoção de controle de estabilidade e múltiplos airbags é destaque. - Mercado e revenda
A Strada lidera o segmento desde 2021 e foi eleita “Melhor Compra” pela Quatro Rodas, com forte valor de revenda.
Pontos negativos
Espaço interno limitado e acabamento rústico
Apesar dos avanços, o espaço interno continua apertado, especialmente na cabine dupla, com relatos de falta de conforto para pessoas altas e materiais predominantemente plásticos.
Acabamento ainda aquém das expectativas
Mesmo em versões mais completas, o acabamento interno é apontado como simples, com plásticos rígidos e pouca atenção a detalhes, bancos, volante e apoios recebem críticas.

Custo de manutenção do motor turbo
Motores turbo (1.0 ou 1.3) exigem componentes mais sofisticados, elevando o custo de manutenção comparado aos motores aspirados, algo relevante para frotistas e quem roda muito.
Pós-venda criticado
Há reclamações sobre demora no atendimento, altos custos e dificuldades de comunicação com a Fiat/Stellantis, principalmente em serviços de garantia e SAC.
Segurança passiva ainda questionável
Apesar dos reforços, a Strada recebeu apenas uma estrela no teste Latin NCAP em 2022. Houve críticas sobre proteção insuficiente em colisões laterais e impacto contra postes.
Concorrência mais equipada
Modelos como Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro oferecem mais espaço interno, motores turbo potentes, e sistemas de segurança como alerta de colisão e frenagem automática; por preço semelhante.

O Fiat Strada 2026 representa uma grande evolução em design, tecnologia e motorização, mantendo a versatilidade que encanta empresas e consumidores urbanos. Ainda assim, velhas deficiências permanecem, como conforto interno e pós-venda, enquanto rivais se aproximam oferecendo maior refinamento.
Se você busca uma picape moderna, robusta e eficiente, a nova Strada está mais preparada do que nunca. Já quem prioriza espaço interno, acabamento premium e serviços impecáveis pode encontrar melhores opções na concorrência, porém, pagando mais por isso.



