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Ficha Técnica carros Willys Interlagos Conversível ano 1962

UM réplica brasileira do Alpine A108, produzido sob licença pela Willys-Overland do Brasil, com produção iniciada no início da década de 1960.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens The Garage

Origem: O Interlagos foi baseado no francês Alpine A108, da fabricante Société des Automobiles Alpine. Produção no Brasil: Entre 1961 e 1966, com aproximadamente 822 unidades fabricadas ao todo (nas versões cupê, berlineta e conversível).

Ficha Técnica carros Willys Interlagos Conversível ano 1962
Ficha Técnica carros Willys Interlagos Conversível ano 1962

Ficha Técnica

Mecânica

  • Motor: 4 cilindros em linha, traseiro, longitudinal;
  • Origem do motor: Renault Ventoux (do Dauphine);
  • Cilindrada: 845 cm³ (0,845 litro);
  • Alimentação: Carburador Solex 32 mm;
  • Potência máxima: 40 cv @ 5.000 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 6,3 kgfm @ 3.300 rpm;
  • Taxa de compressão: 8,5:1;
  • Distribuição: Válvulas no cabeçote, comando no bloco (OHV);
  • Arrefecimento: Líquido.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (1ª sem sincronização);
  • Tração: Traseira (RR – motor e tração traseiros).

Suspensão

  • Dianteira: Independente, com braços triangulares e molas helicoidais;
  • Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e molas helicoidais.

Freios

  • Dianteiros: A disco;
  • Traseiros: A tambor;
  • Sistema hidráulico simples;

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 3.785 mm;
  • Largura: 1.460 mm;
  • Altura: 1.150 mm;
  • Entre-eixos: 2.180 mm;
  • Bitola (dianteira/traseira): 1.180 / 1.180 mm;
  • Peso seco: Aproximadamente 600 kg.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 135 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 21 segundos;
  • Consumo médio: Aproximadamente 12 km/l (dependendo do uso).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 30 litros;
  • Óleo do motor: ~3 litros;
  • Sistema de arrefecimento: ~7 litros;

Estrutura

  • Chassi: Plataforma tubular em aço;
  • Carroceria: Fibra de vidro (laminada à mão);
  • Portas: 2;
  • Lugares: 2 ocupantes.

Detalhes e Acabamento

  • Capota retrátil em lona;
  • Painel simples, com velocímetro, marcador de combustível e conta-giros;
  • Volante esportivo de três raios;
  • Rodas de aço estampado com calotas simples.

O Interlagos foi o primeiro carro com freios a disco de série fabricado no Brasil. Era extremamente leve e ágil para os padrões da época, com ótima distribuição de peso graças ao motor traseiro.

Foi usado em diversas provas de automobilismo nacionais, inclusive no famoso circuito de Interlagos, que batizou o carro.

Catálogo de Cores

  • Verde metálico (ex.: o exemplar vendido nos EUA com estofamento preto);
  • Amarelo vibrante (presente em imagens do modelo de competição, a “Yellow Bird”);
  • Vermelho clássico conversível, muito popular em versões restauradas;
  • Prata e tons metálicos claros, encontrados na personalização da época.

Os relatos apontam que, com o tempo, passaram a ser utilizadas também tonalidades metálicas sofisticadas, semelhantes às oferecidas no Itamaraty.

Tábata Miyuki
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