Em 1987, foram vendidos 9.607 unidades do Volkswagen Passat no Brasil, posicionando-o como o 14º carro mais vendido no país naquele ano. Versão Flash Produção limitada: apenas 2.400 unidades no Brasil

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Salvajoli, veículos antigos e especiais
Era uma série especial, posicionado abaixo do GTS 1.8 Pointer. Com um visual mais comportado, porém com alguns elementos esportivos leves.

Rodas de aço com calotas integrais ou, em alguns casos, o proprietário solicitava na concessionária e pagava a parte as rodas do Passat GTS 1.8 Pointer.
Interior com bom acabamento para a época: Painel com conta giros, bancos com tecido diferenciado. Seu maior diferencial era o motor AP 1.8S, com uma carroceria mais leve que a do GTS Pointer.
Catálogo de Cores Passat Flash 1.8
Prata, azul metálico, branco e Vinho eram comuns nos modelos Flash. Faixas laterais com o nome “Flash” nos paralamas.

Ficha Técnica
Especificações Gerais
- Carroceria: Coupé (2 portas) – plataforma B1;
- Dimensões:
- Comprimento: 4 262 mm;
- Distância entre-eixos: 2 470 mm;
- Largura: 1 600 mm;
- Altura: 1 355 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~970 kg.
Motor e Transmissão
- Motor: VW AP 1.8 álcool, 4 cilindros em linha, posição longitudinal;
- Cilindrada: 1.781 cm³ (81 × 86,4 mm);
- Taxa de compressão: ~12:1 (modelo alcohol AP‑800S);
- Potência: 99 cv a 5.600 rpm (uf, prático entrega entre ~107–110 cv);
- Torque máximo: 14,9 kgfm a 3.600 rpm;
- Tuchos: Mecânicos;
- Combustível: Álcool (gasolina era via motor MD‑270/AP-600);
- Alimentação: Carburador Brosol 2E7;
- Ignição: Eletrônica, comando por correia dentada.
- Câmbio: Manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco.
Desempenho
- 0–100 km/h: ~10,3 s / ~10,9 s (prática média);
- Velocidade máxima: ~172 km/h (pronto) / 170 km/h (em testes).
Consumo e Autonomia

Consumo:
- Cidade: 6,3 km/l;
- Estrada: 9,9 km/l.
Autonomia (tanque de 60 L):
- Cidade: aprox. 378 km;
- Estrada: aprox. 594 km.
Carga / Tanque / Porta-malas
- Porta-malas: ~362–363 L;
- Capacidade de carga útil: ~450 kg;
- Tanque: 60 L.
Suspensão, Rodas e Freios
- Direção: Mecânica (não assistida);
- Suspensão dianteira: Independente, McPherson com molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo de torção;
- Freios: Discos sólidos nas rodas dianteiras; tambores a tambor nas traseiras.
Rodas / Pneus:
- Originalmente calotas de plástico; no 2º semestre, rodas de liga-leve estilo Santana;
- Pneu 185/60 R14 (mesmo do GTS Pointer).
Arrefecimento e Lubrificação

- Volume de óleo: 3,0 L (sem filtro) / 3,5 L (com filtro);
- Sistema de arrefecimento: 5,4 L sem ar‑quente; 6,1 L com ar‑quente;
- Peso do motor com óleo: ~120 kg.








