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Ficha Técnica carros Volkswagen Kombi 1200 ano 1957

Começa a ser produzida no Brasil no dia 2 de setembro, com 50% das peças produzidas em solo brasileiro, mas com motor e câmbio ainda importados da Alemanha.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

No mesmo ano foram fabricadas no Brasil 370 unidas e importadas 120 unidades já montadas. O último chassi produzido no Brasil no ano de 1957 foi o número 371.

Ficha Técnica

Motorização

  • Motor: Boxer 4 cilindros opostos, refrigerado a ar;
  • Código do motor: 25 HP (tipo 1);
  • Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2L);
  • Potência máxima: 30 cv (DIN) a 3.400 rpm;
  • Torque máximo: 7,0 kgfm a 2.000 rpm (aproximadamente);
  • Taxa de compressão: 6,6:1;
  • Alimentação: Carburador simples Solex;
  • Posição: Traseiro, longitudinal;
  • Refrigeração: A ar, com ventoinha e dutos.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 90 km/h;
  • Aceleração 0–80 km/h: Cerca de 40 segundos;
  • Consumo médio: 8 a 10 km/l.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco, comando mecânico.

Suspensão

  • Dianteira: Eixo duplo com barras de torção e braços oscilantes independentes;
  • Traseira: Semi-eixos oscilantes com barras de torção;
  • Amortecedores: Hidráulicos telescópicos.

Freios

  • Sistema: Hidráulico;
  • Dianteiros: Tambor;
  • Traseiros: Tambor;
  • Freio de estacionamento: Mecânico nas rodas traseiras.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço estampado, 5 furos;
  • Pneus: 6.00 x 15” (diagonais).

Dimensões

  • Comprimento: 4.280 mm;
  • Largura: 1.720 mm;
  • Altura: 1.940 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.360 / 1.370 mm;
  • Peso vazio: Cerca de 1.090 kg;
  • Capacidade de carga útil: 750 kg.

Tanque e Óleo

  • Capacidade do tanque de combustível: 40 litros;
  • Capacidade de óleo do motor: 2,5 litros.

Cores originais disponíveis (exemplos da época)

  • Azul Pastel;
  • Bege Areia;
  • Verde Menta;
  • Cinza Prata.

Outros detalhes

  • Carroceria: Monobloco (sem chassi separado);
  • Portas: 4 (duas dianteiras, uma lateral tipo “asa dupla”, e uma traseira bipartida);
  • Ventilação natural por janelas corrediças;
  • Painel minimalista com velocímetro central.
Catálogo de Cores

Nome da Cor (Alemão) Nome Traduzido / Uso Comum Código VW Aplicação

  • L31 Dove Blue Azul Pombo L31 Cor mais comum em Kombis comerciais (furgões e Standard);
  • L275 Light Beige Bege Claro L275 Algumas Kombis escolares e de carga;
  • L21 Pearl Grey Cinza Pérola L21 Usada em modelos mais antigos, ainda presente em 1957;
  • L22 Medium Brown Marrom Médio L22 Raro, geralmente exportação ou serviços especiais;
  • L347 Sealing Wax Red Vermelho Lacre L347 Muito usado em versão bicolor (Inferior);
  • L472 Beige Grey Cinza Bege L472 Usado em esquemas bicolores com vermelho ou azul;
  • L82 Silver White Branco Prateado L82 Teto em versões bicolores ou como cor sólida em ambulâncias.

Esquemas Bicolores (opcionais ou para versões Luxo – Kombi “Deluxe”)

  • Inferior: Sealing Wax Red (L347);
    Superior: Beige Grey (L472);
  • Inferior: Dove Blue (L31);
    Superior: Silver White (L82);
  • Inferior: Palm Green (L312);
    Superior: Sand Green (L311);
    (Esse esquema era mais comum em Kombis alemãs tipo “Samba”, raramente vistas no Brasil em 1957).

Observações importantes:

  • A maioria das Kombis vendidas no Brasil em 1957 eram do tipo comercial (Standard ou furgão), com acabamento simples e geralmente em Dove Blue (L31);
  • A versão Luxo ou Kombi de Passageiros com vidros laterais e bancos era muito rara nesse primeiro ano;
  • Em muitos casos, empresas que compravam para frota ou serviços públicos solicitavam cores personalizadas, que eram aplicadas após a chegada do veículo.
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