O modelo A introduziu melhorias em relação ao 356 original (pré-A), como freios melhores, nova caixa de câmbio e melhorias na suspensão. Foi bastante utilizado em competições amadoras, rallies e corridas, devido ao seu peso leve e robustez mecânica.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
Características

- Design arredondado e limpo, com linhas influenciadas pelos carros aerodinâmicos da época;
- Carroceria feita em aço com detalhes em alumínio (capô, portas, etc.);
- Interior minimalista, com mostradores analógicos e acabamento refinado;
- Faróis integrados ao para-lama — estilo “teardrop”;
- Para-choques com protetores de borracha (versões americanas);
- Rodas de aço com calotas cromadas Porsche.
Ficha Técnica
Dados Gerais
- Marca: Porsche;
- Modelo: 356 A 1600 Super Coupé;
- Ano: 1958;
- País de origem: Alemanha;
- Carroceria: Coupé 2 portas;
- Produção (1958): Cerca de 8.000 unidades do tipo A (todas variantes).
Motorização
- Tipo: Boxer (4 cilindros opostos horizontalmente);
- Refrigeração: A ar;
- Cilindrada total: 1.582 cm³ (1.6L);
- Código do motor: Tipo 616/2 (Super);
- Alimentação: Carburador duplo Solex 32 PBIC;
- Distribuição: Comando de válvulas no bloco, acionado por engrenagens;
- Taxa de compressão: 8,5:1 (Super).
Desempenho
- Potência máxima: 75 cv (DIN) / 60 hp (SAE) a 5.000 rpm;
- Torque máximo: ~123 Nm a 3.700 rpm;
- Velocidade máxima: 175 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~13 segundos;
- Peso-potência: ~11 kg/cv.
Transmissão e Tração

- Transmissão: Manual de 4 marchas (sincronizadas a partir do modelo A);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços longitudinais com barra de torção;
- Traseira: Independente, semi-eixos oscilantes com barra de torção;
- Amortecedores: Hidráulicos telescópicos.
Freios
- Sistema: Tambor nas quatro rodas;
- Material: Aço/alumínio com aletas de ventilação (opcional em algumas versões).
Dimensões e Peso
- Comprimento: 3.950 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.305 mm / 1.290 mm;
- Peso: ~820 kg (em ordem de marcha).
Consumo e Tanque
- Consumo médio: ~11–13 km/l (depende do uso);
- Capacidade do tanque: 50 litros;
- Autonomia estimada: ~600 km.

Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, 15 polegadas;
- Pneus originais: 5.00-15 ou 155-15 (radiais ou diagonais).
Interior e Instrumentação
- Volante banjo de 3 raios com aro em baquelite;
- Instrumentos: Velocímetro, tacômetro, marcador de combustível, relógio;
- Acabamentos em couro e vinil;
- Opcional: rádio Blaupunkt, relógio VDO, aquecimento interno.
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Ruby Red 5702 Vermelho intenso e profundo;
- Ivory 5704 Branco marfim, clássico;
- Meissen Blue 5703 Azul claro acinzentado;
- Aquamarine Blue 5707 Azul esverdeado metálico;
- Fjord Green 5710 Verde azulado e discreto;
- Black 5701 Preto clássico e brilhante;
- Silver Metallic 5706 Prata metálico claro;
- Graphite Metallic 5705 Cinza escuro metálico;
- Glacier White 5709 Branco puro (mais raro).
Cores Menos Comuns / Sob Encomenda

Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Auratium Green 5711 Verde cítrico, raro;
- Elfenbein (Ivory) (variação) Outra nomenclatura para Ivory;
- Terracotta sob encomenda Tom de barro alaranjado;
- Stone Grey sob encomenda Cinza médio com toque bege;
- Turquoise sob encomenda Azul-esverdeado vibra.
Opções de Interior (Couro / Vinil)
Cor Interna Típica Combinação sugerida com:
- Vermelho escuro (Oxblood) Ivory, Silver, Black;
- Bege claro (Tan) Ruby Red, Meissen Blue;
- Verde escuro (Forest) Fjord Green, Aquamarine Blue;
- Azul marinho Silver, Meissen Blue;
- Preto Todas as cores.

Observações:
- As cores metálicas exigiam cuidados adicionais e eram mais caras;
- A Porsche permitia combinações personalizadas mediante encomenda;
- Códigos de tinta geralmente eram da Glasurit ou Herberts (fabricantes alemães);
- Algumas cores de 1957/1959 também apareciam em modelos de 1958, pois a transição de cores entre anos não era rígida.












