No ano de 1974 o Ford Maverick foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 31.664 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens RR Autos Antigos
- O Maverick V8 brasileiro usava o lendário motor 302 Windsor, o mesmo dos Mustang dos anos 60;
- Foi lançado para concorrer com o Dodge Dart e o Chevrolet Opala, oferecendo desempenho superior, mas consumo mais elevado;
- A versão Super Luxo trazia mais requinte e foco em conforto, sendo a topo de linha entre os sedãs Maverick.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Ford Maverick Sedan Super Luxo;
- Ano: 1974;
- Fabricante: Ford do Brasil;
- País de origem: Brasil (modelo adaptado do Ford Maverick americano);
- Versão: 4 portas – Super Luxo;
- Segmento: Sedã médio.
Motorização
- Motor: V8 302 (5.0L Windsor);
- Cilindrada: 4.949 cm³ (5.0 litros);
- Número de cilindros: 8 em “V” (V8);
- Válvulas por cilindro: 2;
- Aspiração: Natural (carburado);
- Alimentação: Carburador Motorcraft de corpo duplo;
- Potência máxima (bruta): 199 cv @ 4.600 rpm (norma SAE);
- Torque máximo (bruto): 39,5 kgfm @ 2.400 rpm (norma SAE);
Transmissão
- Câmbio: Manual de 3 marchas no volante (“Three on the tree”);
- Tração: Traseira (RWD);

Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.620 mm;
- Largura: 1.793 mm;
- Altura: 1.325 mm;
- Distância entre-eixos: 2.620 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.300 kg;
- Porta-malas: 425 litros;
- Tanque de combustível: 64 litros;
Suspensão, Freios e Direção
- Suspensão dianteira: Independente com molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semielípticas;
- Freios dianteiros: A disco;
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Mecânica (opcional hidráulica).
Conforto e Acabamento

- Acabamento interno: Bancos com revestimento em tecido ou vinil de alto padrão;
- Painel com instrumentos analógicos e acabamento em imitação de madeira;
- Ar-condicionado: Opcional;
- Rádio AM Ford Philco: Opcional;
- Vidros verdes: Sim;
- Volante com aro metálico central estilo esportivo.
Segurança e Equipamentos
- Retrovisor interno com regulagem manual;
- Luzes de cortesia e acendedor de cigarros;
- Retrovisores externos cromados com regulagem manual.
Desempenho Aproximado
- 0 a 100 km/h: ~10 segundos;
- Velocidade máxima: ~180 km/h;
- Consumo urbano: 4 a 5 km/l;
- Consumo rodoviário: 6 a 7 km/l.

Catálogo de Cores
Código Nome da Cor Tipo de Acabamento
- A Preto Bali Sólido;
- B Branco Nevasca Sólido;
- C Vermelho Cadmium Sólido;
- D Bronze Fogo Metálico Metálico;
- E Marrom Finger Metálico Metálico;
- F Ouro Ulbra Metálico Metálico;
- G Azul Portela Metálico Metálico;
- K Azul Colonial Sólido;
- L Azul Nautilus Metálico Metálico;

- M Vermelho Salgueiro Metálico Metálico;
- N Verde Mangueira Metálico Metálico;
- P Verde Jade Metálico Metálico;
- Q Bege Carmuça Sólido;
- R Vermelho Jambo Sólido;
- S Especial ou Primer;
- T Azul Regata Sólido;
- U Castanha Persa Metálico Metálico;
- V Azul Real Metálico Metálico;
- W Amarelo Indy Sólido;
- X Laranja Mandarim Sólido.
Essas informações foram extraídas de documentos técnicos da Ford e registros de identificação veicular da época.

Interpretação dos Códigos de Cor
Na plaqueta de identificação do veículo, localizada no batente da porta do motorista, a cor do carro é representada por dois caracteres: Primeira letra: indica a cor predominante da carroceria; Segunda letra: geralmente é “O” quando o veículo possui pintura em uma única cor.







