A junta homocinética (ou simplesmente “homocinética”) é um componente essencial em veículos com tração dianteira (e também em alguns com tração traseira ou integral).

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Ela está presente no sistema de transmissão e tem a função de transmitir a força do motor para as rodas, mantendo a rotação constante, mesmo com a movimentação da suspensão e esterçamento das rodas.
Função da Homocinética

- Transmitir torque do motor para as rodas;
- Compensar os movimentos da suspensão, permitindo que o eixo gire mesmo com o sobe-e-desce do carro;
- Permitir esterçamento das rodas, especialmente nas rodas dianteiras, que giram para os lados;
- Evitar vibrações e perda de potência, mantendo a velocidade de rotação igual entre os lados conectados.
Como funciona a homocinética:
A junta homocinética é composta por:
- Estrutura com esferas (tipo biruta ou tripoide):
- Essas esferas deslizam dentro de trilhos que permitem a flexão do eixo enquanto mantém a rotação constante;
- Graxas especiais e coifas de borracha:
- A graxa garante o funcionamento suave e evita desgaste;
- A coifa protege a junta de poeira, água e sujeira;
- Movimento sincronizado:
- Ao girar, a junta permite que a extremidade ligada à roda se mova em ângulo, mantendo a mesma rotação que vem do motor;
- Isso é diferente das juntas universais (como em cardans), que podem causar variações de rotação.
Tipos de juntas homocinéticas:
- Junta fixa (externa): fica mais próxima da roda, permite movimentos angulares (para o esterçamento);
- Junta deslizante (interna): próxima ao câmbio, permite variações de comprimento do semieixo devido ao movimento da suspensão.
Problemas comuns:

- Coifa rasgada: faz com que a graxa vaze e sujeira entre, causando desgaste;
- Estalos ao virar: som típico de homocinética danificada (especialmente a externa);
- Vibrações: podem ser causadas por folgas na junta.
Ela está presente no sistema de transmissão e tem a função de transmitir a força do motor para as rodas, mantendo a rotação constante, mesmo com a movimentação da suspensão e esterçamento das rodas.