Pular para o conteúdo
Início » Ficha Técnica carros Puma GTE 1600 ano 1980

Ficha Técnica carros Puma GTE 1600 ano 1980

No ano de 1980 a marca Puma Automóveis, emplaca 3.042 unidades, bons números para um fora de série, a fila de espera de uma unidade poderia alcançar até 6 meses.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Brunelli Veículos Antigos

Exportado para países como Estados Unidos, África do Sul e Europa. O Puma GTE (sigla para Gran Turismo Esportivo) era um cupê esportivo de dois lugares, fabricado sobre a mecânica da Volkswagen, com motor traseiro e carroceria de fibra de vidro.

Ficha Técnica carros Puma GTE 1600 ano 1980
Ficha Técnica carros Puma GTE 1600 ano 1980

Ficha Técnica

Mecânica

  • Motor: VW Boxer 4 cilindros opostos (horizontal), refrigerado a ar;
  • Cilindrada: 1.584 cm³ (1600 cc);
  • Alimentação: Carburação simples ou dupla (Solex 32 PDSIT, conforme a versão);
  • Potência: 65 a 70 cv @ 4.600 rpm (dependendo do ajuste e carburação);
  • Torque: Aproximadamente 12,0 kgfm @ 3.000 rpm;
  • Taxa de Compressão: 7,2:1 (original, com gasolina comum);
  • Combustível: Gasolina;
  • Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
  • Tração: Traseira (motor traseiro).

Desempenho

  • Velocidade Máxima: 150 km/h (estimada);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: ~16 segundos;
  • Consumo médio: Cerca de 10 a 11 km/l (variável, dependendo da carburação e condução).

Suspensão, Direção e Freios

  • Suspensão Dianteira: Independente, com barra de torção e braços arrastados (do VW Fusca);
  • Suspensão Traseira: Independente por semi-eixos oscilantes e barras de torção;
  • Direção: Mecânica, por setor e sem-fim.
  • Freios:
    • Dianteiros: A disco;
    • Traseiros: A tambor.

Dimensões

  • Comprimento: 4.060 mm;
  • Largura: 1.620 mm;
  • Altura: 1.180 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira: 1.290 mm;
  • Bitola traseira: 1.290 mm;
  • Altura do solo: 150 mm (aproximado).

Pesos e Capacidades

  • Peso em ordem de marcha: 820 kg;
  • Peso bruto total: ~1.200 kg;
  • Tanque de combustível: 40 litros;
  • Porta-malas: Pequeno compartimento dianteiro (~100 litros).

Chassi e Estrutura

  • Tipo de chassi: Plataforma VW Fusca ou Brasília;
  • Carroceria: Monobloco em fibra de vidro reforçada, montada sobre chassi metálico;
  • Estrutura: 2 portas, cupê esportivo.

Acabamento e Itens de Série

  • Painel completo: velocímetro, conta-giros, amperímetro, marcador de temperatura do óleo, nível de combustível, relógio;
  • Volante esportivo de 3 raios;
  • Bancos concha anatômicos;
  • Rodas de liga leve;
  • Acabamento interno esportivo em couro sintético;
  • Vidros verdes e traseiro com desembaçador (opcional).

Catálogo de Cores

Cores Sólidas

  • Branco Neve;
  • Vermelho Alfa;
  • Preto Ônix;
  • Amarelo Texas;
  • Azul Diamante;
  • Verde Amazonas;
  • Bege Sahara.

Cores Metálicas / Perolizadas (opcionais ou sob encomenda)

  • Prata Continental;
  • Dourado Champagne;
  • Cobre Solar;
  • Azul Caribe Metálico;
  • Verde Pampa Metálico;
  • Cinza Grafite Metálico.

Observações importantes:

  • A Puma trabalhava com uma pintura artesanal, muitas vezes feita sob encomenda, especialmente para exportação;
  • Cores personalizadas também eram frequentes, escolhidas pelo cliente, com tonalidades de outras montadoras (VW, GM, Ford) adaptadas à fibra de vidro;
  • Como o carro era de nicho, é comum encontrar GTEs com cores fora do catálogo original, aplicadas diretamente na fábrica ou por oficinas especializadas da época.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha Técnica carros Puma GTE 1600 ano 1980