No ano de 1980 a marca Puma Automóveis, emplaca 3.042 unidades, bons números para um fora de série, a fila de espera de uma unidade poderia alcançar até 6 meses.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli Veículos Antigos
Exportado para países como Estados Unidos, África do Sul e Europa. O Puma GTE (sigla para Gran Turismo Esportivo) era um cupê esportivo de dois lugares, fabricado sobre a mecânica da Volkswagen, com motor traseiro e carroceria de fibra de vidro.

Ficha Técnica
Mecânica
- Motor: VW Boxer 4 cilindros opostos (horizontal), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1600 cc);
- Alimentação: Carburação simples ou dupla (Solex 32 PDSIT, conforme a versão);
- Potência: 65 a 70 cv @ 4.600 rpm (dependendo do ajuste e carburação);
- Torque: Aproximadamente 12,0 kgfm @ 3.000 rpm;
- Taxa de Compressão: 7,2:1 (original, com gasolina comum);
- Combustível: Gasolina;
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (motor traseiro).
Desempenho
- Velocidade Máxima: 150 km/h (estimada);
- Aceleração 0 a 100 km/h: ~16 segundos;
- Consumo médio: Cerca de 10 a 11 km/l (variável, dependendo da carburação e condução).
Suspensão, Direção e Freios
- Suspensão Dianteira: Independente, com barra de torção e braços arrastados (do VW Fusca);
- Suspensão Traseira: Independente por semi-eixos oscilantes e barras de torção;
- Direção: Mecânica, por setor e sem-fim.
- Freios:
- Dianteiros: A disco;
- Traseiros: A tambor.

Dimensões
- Comprimento: 4.060 mm;
- Largura: 1.620 mm;
- Altura: 1.180 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.290 mm;
- Bitola traseira: 1.290 mm;
- Altura do solo: 150 mm (aproximado).
Pesos e Capacidades
- Peso em ordem de marcha: 820 kg;
- Peso bruto total: ~1.200 kg;
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Porta-malas: Pequeno compartimento dianteiro (~100 litros).
Chassi e Estrutura
- Tipo de chassi: Plataforma VW Fusca ou Brasília;
- Carroceria: Monobloco em fibra de vidro reforçada, montada sobre chassi metálico;
- Estrutura: 2 portas, cupê esportivo.
Acabamento e Itens de Série
- Painel completo: velocímetro, conta-giros, amperímetro, marcador de temperatura do óleo, nível de combustível, relógio;
- Volante esportivo de 3 raios;
- Bancos concha anatômicos;
- Rodas de liga leve;
- Acabamento interno esportivo em couro sintético;
- Vidros verdes e traseiro com desembaçador (opcional).
Catálogo de Cores

Cores Sólidas
- Branco Neve;
- Vermelho Alfa;
- Preto Ônix;
- Amarelo Texas;
- Azul Diamante;
- Verde Amazonas;
- Bege Sahara.
Cores Metálicas / Perolizadas (opcionais ou sob encomenda)
- Prata Continental;
- Dourado Champagne;
- Cobre Solar;
- Azul Caribe Metálico;
- Verde Pampa Metálico;
- Cinza Grafite Metálico.
Observações importantes:

- A Puma trabalhava com uma pintura artesanal, muitas vezes feita sob encomenda, especialmente para exportação;
- Cores personalizadas também eram frequentes, escolhidas pelo cliente, com tonalidades de outras montadoras (VW, GM, Ford) adaptadas à fibra de vidro;
- Como o carro era de nicho, é comum encontrar GTEs com cores fora do catálogo original, aplicadas diretamente na fábrica ou por oficinas especializadas da época.







