Era vendido apenas como “Dino”, uma marca criada pela Ferrari para modelos com motores menores e com objetivo de competir com carros esportivos mais acessíveis, como o Porsche 911.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
Design: Assinado pela Pininfarina, com carroceria construída pela Scaglietti. Estilo: Linhas fluidas, faróis arredondados, capô baixo e uma traseira elegante com lanternas duplas circulares.

Elementos clássicos da época. A carroceria do 246 GT é em aço, ao contrário do 206 GT, que era em alumínio.
Ficha Técnica
Motor
- Tipo: V6 a 65°, aspiração natural;
- Código do motor: Tipo 135 CS;
- Cilindrada total: 2.419 cm³ (2.4 litros);
- Diâmetro x curso: 92,5 mm × 60 mm;
- Taxa de compressão: 9,0:1;
- Alimentação: 3 carburadores Weber 40 DCNF;
- Potência máxima: 195 cv (143 kW) a 7.600 rpm;
- Torque máximo: 226 Nm (23 kgfm) a 5.500 rpm;
- Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC), 2 válvulas por cilindro;
- Lubrificação: Cárter úmido.
Transmissão
- Tipo: Manual, 5 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Desempenho
- Velocidade máxima: ~235 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~7,0 segundos;
- Relação peso/potência: Aproximadamente 6,9 kg/cv.

Chassi e Suspensão
- Estrutura: Chassi tubular em aço tipo “semi-monocoque”;
- Suspensão dianteira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Freios: A disco nas quatro rodas, sistema hidráulico com servo-freio;
- Direção: Cremalheira e pinhão (não assistida).
Rodas e Pneus
- Rodas: Ligas leves Cromodora de 14 polegadas;
- Pneus originais: 205/70 VR14 (Michelin XWX ou equivalente da época).
Dimensões e Pesos
- Comprimento: 4.230 mm;
- Largura: 1.700 mm;
- Altura: 1.135 mm;
- Entre-eixos: 2.340 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.420 mm / 1.460 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.080 kg;
- Capacidade do tanque: 80 litros;
- Capacidade do porta-malas: ~110 litros.

Interior e Equipamentos
- Bancos esportivos em couro;
- Painel com conta-giros central;
- Volante de três raios em madeira (tipo Momo);
- Rádio opcional (normalmente Blaupunkt);
- Ar-condicionado: opcional (raro);
- Vidros: manuais;
- Painel com mostradores Veglia Borletti.
Catálogo de Cores
- Vermelhos;
- Nome Código Descrição;
- Rosso Chiaro 20-R-190 Vermelho claro vibrante, clássico da Dino;
- Rosso Dino 20-R-350 Laranja-avermelhado intenso (quase tangerina);
- Rosso Bordeaux 20-R-456 Vinho escuro elegante, menos comum.
- Amarelos;
- Nome Código Descrição;
- Giallo Fly 20-Y-191 Amarelo vibrante e icônico, muito popular;
- Giallo Dino 20-Y-490 Amarelo mais suave com leve tonalidade alaranjada.

Azuis;
Nome Código Descrição;
Azzurro Dino 20-A-349 Azul claro metálico com tom pastel, exclusivo Dino;
Blu Scuro Dino 20-B-50 Azul escuro profundo, elegante e raro.
Verdes;
Nome Código Descrição;
Verde Germoglio 20-G-465 Verde vivo e claro, muito raro;
Verde Medio 20-G-465 Verde médio metálico, tom clássico dos anos 70.
Brancos e Pratas;
Nome Código Descrição;
Bianco Polo Park 20-W-152 Branco puro e limpo;
Argento Auteuil 106-E-1 Prata metálico claro e elegante.

Pretos e Cinzas;
Nome Código Descrição;
Nero 20-B-50 Preto sólido, clássico;
Grigio Ferro 106-E-8 Cinza metálico escuro, sofisticado;
Grigio Argento 106-E-1 Cinza-prata metálico claro.
Curiosidades sobre cores da Dino
- Cores como Rosso Dino, Verde Germoglio e Azzurro Dino são altamente valorizadas por colecionadores hoje por sua exclusividade e ligação com o espírito ousado da década de 1970;
- Muitas Dino foram repintadas de vermelho ao longo das décadas. Modelos ainda com cores originais de fábrica documentadas (matching numbers e color code) têm valor de mercado superior;
- O código da cor normalmente vinha em uma placa de alumínio fixada no compartimento do motor ou era anotado na documentação original.








