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Ficha Técnica carros Ferrari Dino 246 GT ano 1973

Era vendido apenas como “Dino”, uma marca criada pela Ferrari para modelos com motores menores e com objetivo de competir com carros esportivos mais acessíveis, como o Porsche 911.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens L’ Art BR

Design: Assinado pela Pininfarina, com carroceria construída pela Scaglietti. Estilo: Linhas fluidas, faróis arredondados, capô baixo e uma traseira elegante com lanternas duplas circulares.

Ficha Técnica carros Ferrari Dino 246 GT ano 1973
Ficha Técnica carros Ferrari Dino 246 GT ano 1973

Elementos clássicos da época. A carroceria do 246 GT é em aço, ao contrário do 206 GT, que era em alumínio.

Ficha Técnica

Motor

  • Tipo: V6 a 65°, aspiração natural;
  • Código do motor: Tipo 135 CS;
  • Cilindrada total: 2.419 cm³ (2.4 litros);
  • Diâmetro x curso: 92,5 mm × 60 mm;
  • Taxa de compressão: 9,0:1;
  • Alimentação: 3 carburadores Weber 40 DCNF;
  • Potência máxima: 195 cv (143 kW) a 7.600 rpm;
  • Torque máximo: 226 Nm (23 kgfm) a 5.500 rpm;
  • Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC), 2 válvulas por cilindro;
  • Lubrificação: Cárter úmido.

Transmissão

  • Tipo: Manual, 5 marchas sincronizadas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~235 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: ~7,0 segundos;
  • Relação peso/potência: Aproximadamente 6,9 kg/cv.

Chassi e Suspensão

  • Estrutura: Chassi tubular em aço tipo “semi-monocoque”;
  • Suspensão dianteira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
  • Freios: A disco nas quatro rodas, sistema hidráulico com servo-freio;
  • Direção: Cremalheira e pinhão (não assistida).

Rodas e Pneus

  • Rodas: Ligas leves Cromodora de 14 polegadas;
  • Pneus originais: 205/70 VR14 (Michelin XWX ou equivalente da época).

Dimensões e Pesos

  • Comprimento: 4.230 mm;
  • Largura: 1.700 mm;
  • Altura: 1.135 mm;
  • Entre-eixos: 2.340 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.420 mm / 1.460 mm;
  • Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.080 kg;
  • Capacidade do tanque: 80 litros;
  • Capacidade do porta-malas: ~110 litros.

Interior e Equipamentos

  • Bancos esportivos em couro;
  • Painel com conta-giros central;
  • Volante de três raios em madeira (tipo Momo);
  • Rádio opcional (normalmente Blaupunkt);
  • Ar-condicionado: opcional (raro);
  • Vidros: manuais;
  • Painel com mostradores Veglia Borletti.

Catálogo de Cores

  • Vermelhos;
  • Nome Código Descrição;
  • Rosso Chiaro 20-R-190 Vermelho claro vibrante, clássico da Dino;
  • Rosso Dino 20-R-350 Laranja-avermelhado intenso (quase tangerina);
  • Rosso Bordeaux 20-R-456 Vinho escuro elegante, menos comum.
  • Amarelos;
  • Nome Código Descrição;
  • Giallo Fly 20-Y-191 Amarelo vibrante e icônico, muito popular;
  • Giallo Dino 20-Y-490 Amarelo mais suave com leve tonalidade alaranjada.

Azuis;
Nome Código Descrição;
Azzurro Dino 20-A-349 Azul claro metálico com tom pastel, exclusivo Dino;
Blu Scuro Dino 20-B-50 Azul escuro profundo, elegante e raro.

Verdes;
Nome Código Descrição;
Verde Germoglio 20-G-465 Verde vivo e claro, muito raro;
Verde Medio 20-G-465 Verde médio metálico, tom clássico dos anos 70.

Brancos e Pratas;
Nome Código Descrição;
Bianco Polo Park 20-W-152 Branco puro e limpo;
Argento Auteuil 106-E-1 Prata metálico claro e elegante.

Pretos e Cinzas;
Nome Código Descrição;
Nero 20-B-50 Preto sólido, clássico;
Grigio Ferro 106-E-8 Cinza metálico escuro, sofisticado;
Grigio Argento 106-E-1 Cinza-prata metálico claro.

Curiosidades sobre cores da Dino

  • Cores como Rosso Dino, Verde Germoglio e Azzurro Dino são altamente valorizadas por colecionadores hoje por sua exclusividade e ligação com o espírito ousado da década de 1970;
  • Muitas Dino foram repintadas de vermelho ao longo das décadas. Modelos ainda com cores originais de fábrica documentadas (matching numbers e color code) têm valor de mercado superior;
  • O código da cor normalmente vinha em uma placa de alumínio fixada no compartimento do motor ou era anotado na documentação original.
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