Em 1973 o VW Kombi em todas as suas versões e configurações, foi o 5 º carro mais vendido do Brasil, emplacando 40.748 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Pastore Car Collection
No mesmo ano o VW Kombi recebe novos upgrades. Volante de motor maior, e nova embreagem com guia de rolamento. Cubo do volante mais largo e chave de seta em plástico.

Ficha Técnica
Motorização
- Tipo: Boxer, 4 cilindros opostos (horizontalmente), refrigerado a ar
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L)
- Potência máxima: 58 cv (SAE) / 46 cv (DIN) a 4.000 rpm
- Torque máximo: Aproximadamente 11,0 kgfm a 2.600 rpm
- Alimentação: Carburador simples
- Combustível: Gasolina
Transmissão
- Tipo: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira (motor traseiro)
- Embreagem: Monodisco a seco
Dimensões
- Comprimento: 4.280 mm
- Largura: 1.755 mm
- Altura: 1.935 mm
- Entre-eixos: 2.400 mm
- Altura do solo: ~200 mm
Pesos

- Peso em ordem de marcha: Cerca de 1.200 kg
- Carga útil: Até 1.000 kg
- Peso bruto total: 2.200 kg
Suspensão
- Dianteira: Independente, com barras de torção e amortecedores hidráulicos
- Traseira: Eixo rígido com semi-eixos oscilantes, barras de torção e amortecedores
Freios
- Dianteiros: Tambor
- Traseiros: Tambor
- Sistema: Hidráulico com duplo circuito
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, 14 polegadas
- Pneus: 185 R14C (com especificação para carga)
Desempenho e Consumo

- Velocidade máxima: Aproximadamente 110 km/h
- Consumo médio: Entre 7 e 9 km/l (dependendo da carga e condição)
- Autonomia: ~350 a 450 km (tanque de 40-50 litros, dependendo da versão)
Outros detalhes
- Tipo de carroceria: Picape (cabine simples)
- Portas: 2
- Capacidade de carga útil: Até 1 tonelada
- Plataforma de carga: Piso plano, com laterais rebatíveis (“boca de jacaré”)
Catálogo de Cores

Em 1973, a Volkswagen do Brasil oferecia uma paleta de cores relativamente simples para a Kombi 1500 Picape, com tons sólidos e duráveis, alinhados ao estilo utilitário do modelo.
As cores disponíveis variavam um pouco conforme o tipo de carroceria (furgão, lotação, picape), mas a picape 1500 normalmente seguia as mesmas opções da linha utilitária da Kombi.
Nome da Cor Código VW Descrição

- Branco Lótus L282 / VW L282 Branco puro, muito comum em frotas;
- Bege Alabastro L572 / VW L572 Bege claro, elegante e discreto;
- Cinza Prata L97D / VW L97D Cinza metálico claro;
- Verde Musgo L61B / VW L61B Verde escuro sólido, clássico;
- Azul Pastel L391 / VW L391 Azul claro, bastante comum;
- Vermelho Pimenta L456 / VW L456 Vermelho sólido intenso;
- Cinza Titânio L345 / VW L345 Cinza médio fosco (tom mais sério);
- Marfim L567 / VW L567 Tom bege-esbranquiçado, neutro.
Observações:

- A cor mais comum para uso empresarial ou oficial era o Branco Lótus.
- A VW vendia algumas unidades com pintura bicolor sob encomenda (geralmente branco + outra cor), mas isso era mais comum em Kombis de passageiros;
- O acabamento da carroceria era sólido (não metálico), com exceção do Cinza Prata, que às vezes podia ser metálico dependendo do lote;
- Em alguns catálogos internos e de concessionárias, pode haver variações nos nomes comerciais das cores.




