A versão de entrada customizada com motor 6 cilindros rodas e volante da versão esportiva “SS”.

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No ano de 1979, o Chevrolet Opala em todas as suas versões e configurações, foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando 41.216 unidades.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Fabricante: Chevrolet (General Motors do Brasil);
- Modelo: Opala;
- Ano: 1979;
- Versões disponíveis com motor 6 cilindros: Comodoro, Gran Luxo e Standard (algumas versões);
- Categoria: Coupé porte Grande.
Informações Gerais
- Fabricante: General Motors do Brasil (Chevrolet);
- Modelo: Opala Coupé;
- Ano: 1979;
- Carroceria: Coupé 2 portas;
- Plataforma: Derivada do Opel Rekord alemão.

Motorização
Motor 250 (4.1 litros – 6 cilindros em linha)
- Código: 250-S (versão esportiva);
- Cilindrada: 4.093 cm³;
- Disposição: Longitudinal, dianteiro;
- Número de cilindros: 6 em linha;
- Válvulas por cilindro: 2;
- Comando de válvulas: No bloco, acionado por varetas e balancins;
- Alimentação: Carburador (Solex H40 ou Brosol), corpo simples ou duplo;
- Taxa de compressão: 7,0:1 (variações conforme versão);
- Potência máxima:
- 250 (normal): 121 cv (SAE) ≈ 98 cv (DIN);
- 250-S (esportivo): 171 cv (SAE) ≈ 140 cv (DIN).

- Torque máximo:
- 250: 28,5 kgfm a 2.400 rpm.
- 250-S: 32,5 kgfm a 2.600 rpm.
- Combustível: Gasolina.
- Arrefecimento: Líquido.
- Lubrificação: Cárter úmido.
- Filtro de óleo: Rosqueado.
Transmissão
- Câmbio manual: 4 marchas (coluna ou alavanca no assoalho, dependendo da versão);
- Opcional: Câmbio automático Powerglide 2 marchas (versões de luxo);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente com braços sobrepostos, molas helicoidais e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Eixo rígido com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores.

Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico com servofreio (em versões mais completas).
Direção
- Tipo: Mecânica de pinhão e cremalheira;
- Direção hidráulica: Opcional em versões Comodoro;
Dimensões
- Comprimento: 4.707 mm;
- Largura: 1.745 mm;
- Altura: 1.360 mm;
- Entre-eixos: 2.700 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.400 mm / 1.380 mm;
- Peso: 1.250 a 1.300 kg (varia conforme versão e acessórios).

Desempenho (estimativas, motor 6 cil. comum)
- Velocidade máxima:
- 250: ~170 km/h;
- 250-S: ~190 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h:
- 250: ~12 s;
- 250-S: ~10 s;
- Consumo médio:
- Cidade: 5 a 6 km/l;
- Estrada: 8 a 9 km/l.
Capacidades
- Tanque de combustível: 66 litros;
- Porta-malas: ~420 litros;
- Óleo do motor: 4,5 litros com filtro;
- Radiador (sistema de arrefecimento): ~10 litros.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, 5 furos (aro 14″);
- Pneus: 6.95-14 ou 195/75 R14;
- Estepe: Sob o assoalho do porta-malas.
Itens de Série e Acabamento (varia por versão)

- Painel com mostradores analógicos (velocímetro, combustível, temperatura);
- Bancos dianteiros reclináveis (nas versões superiores);
- Acabamento interno em vinil ou veludo;
- Vidros verdes, opcional para desembaçador traseiro;
- Rádio AM (opcional);
- Rodas com calotas;
- Ar-condicionado (opcional raríssimo).
Catálogo de cores
- Amarelo Candeias;
- Azul Iguaçu;
- Azul Xingu;
- Bege Saara;
- Branco Everest;
- Cinza Cristal;
- Dourado Colonial;
- Marrom Tâmara;
- Prata Inca (metálico);
- Preto Formal;
- Verde Amazonas;
- Vermelho Vinho.






