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Ficha técnica Chevrolet Opala Coupé 4100 ano 1979

A versão de entrada customizada com motor 6 cilindros rodas e volante da versão esportiva “SS”.

Tábata Miyuki

Automóveis notícias – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Franz Veículos antigos

No ano de 1979, o Chevrolet Opala em todas as suas versões e configurações, foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando 41.216 unidades.

Ficha técnica Chevrolet Opala Coupé 4100 ano 1979
Ficha técnica Chevrolet Opala Coupé 4100 ano 1979

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Fabricante: Chevrolet (General Motors do Brasil);
  • Modelo: Opala;
  • Ano: 1979;
  • Versões disponíveis com motor 6 cilindros: Comodoro, Gran Luxo e Standard (algumas versões);
  • Categoria: Coupé porte Grande.

Informações Gerais

  • Fabricante: General Motors do Brasil (Chevrolet);
  • Modelo: Opala Coupé;
  • Ano: 1979;
  • Carroceria: Coupé 2 portas;
  • Plataforma: Derivada do Opel Rekord alemão.

Motorização

Motor 250 (4.1 litros – 6 cilindros em linha)

  • Código: 250-S (versão esportiva);
  • Cilindrada: 4.093 cm³;
  • Disposição: Longitudinal, dianteiro;
  • Número de cilindros: 6 em linha;
  • Válvulas por cilindro: 2;
  • Comando de válvulas: No bloco, acionado por varetas e balancins;
  • Alimentação: Carburador (Solex H40 ou Brosol), corpo simples ou duplo;
  • Taxa de compressão: 7,0:1 (variações conforme versão);
  • Potência máxima:
    • 250 (normal): 121 cv (SAE) ≈ 98 cv (DIN);
    • 250-S (esportivo): 171 cv (SAE) ≈ 140 cv (DIN).
  • Torque máximo:
    • 250: 28,5 kgfm a 2.400 rpm.
    • 250-S: 32,5 kgfm a 2.600 rpm.
  • Combustível: Gasolina.
  • Arrefecimento: Líquido.
  • Lubrificação: Cárter úmido.
  • Filtro de óleo: Rosqueado.

Transmissão

  • Câmbio manual: 4 marchas (coluna ou alavanca no assoalho, dependendo da versão);
  • Opcional: Câmbio automático Powerglide 2 marchas (versões de luxo);
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão

  • Dianteira: Independente com braços sobrepostos, molas helicoidais e amortecedores telescópicos;
  • Traseira: Eixo rígido com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores.

Freios

  • Dianteiros: Discos sólidos;
  • Traseiros: Tambor;
  • Sistema: Hidráulico com servofreio (em versões mais completas).

Direção

  • Tipo: Mecânica de pinhão e cremalheira;
  • Direção hidráulica: Opcional em versões Comodoro;

Dimensões

  • Comprimento: 4.707 mm;
  • Largura: 1.745 mm;
  • Altura: 1.360 mm;
  • Entre-eixos: 2.700 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.400 mm / 1.380 mm;
  • Peso: 1.250 a 1.300 kg (varia conforme versão e acessórios).

Desempenho (estimativas, motor 6 cil. comum)

  • Velocidade máxima:
    • 250: ~170 km/h;
    • 250-S: ~190 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h:
    • 250: ~12 s;
    • 250-S: ~10 s;
  • Consumo médio:
    • Cidade: 5 a 6 km/l;
    • Estrada: 8 a 9 km/l.

Capacidades

  • Tanque de combustível: 66 litros;
  • Porta-malas: ~420 litros;
  • Óleo do motor: 4,5 litros com filtro;
  • Radiador (sistema de arrefecimento): ~10 litros.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço estampado, 5 furos (aro 14″);
  • Pneus: 6.95-14 ou 195/75 R14;
  • Estepe: Sob o assoalho do porta-malas.

Itens de Série e Acabamento (varia por versão)

  • Painel com mostradores analógicos (velocímetro, combustível, temperatura);
  • Bancos dianteiros reclináveis (nas versões superiores);
  • Acabamento interno em vinil ou veludo;
  • Vidros verdes, opcional para desembaçador traseiro;
  • Rádio AM (opcional);
  • Rodas com calotas;
  • Ar-condicionado (opcional raríssimo).

Catálogo de cores

  • Amarelo Candeias;
  • Azul Iguaçu;
  • Azul Xingu;
  • Bege Saara;
  • Branco Everest;
  • Cinza Cristal;
  • Dourado Colonial;
  • Marrom Tâmara;
  • Prata Inca (metálico);
  • Preto Formal;
  • Verde Amazonas;
  • Vermelho Vinho.
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