O freio de mão elétrico, também conhecido como freio de estacionamento elétrico (EPB – Electric Parking Brake), substitui o sistema tradicional de alavanca manual por um botão eletrônico.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Ele realiza a mesma função: manter o veículo parado quando estacionado, mas de forma automatizada.
Funcionamento básico

- Ativação por botão:
- Em vez de puxar uma alavanca, o motorista apenas pressiona um botão no painel ou no console central;
- Um atuador elétrico, geralmente instalado nas pinças de freio traseiras, entra em ação para aplicar pressão nas pastilhas contra os discos, travando as rodas.
- Mecanismo de acionamento:
- O botão envia um sinal eletrônico para uma central eletrônica de controle (ECU);
- A ECU comanda motores elétricos ou atuadores que puxam um cabo (em alguns modelos) ou acionam diretamente as pinças de freio (sistemas “caliper-integrated”).
Tipos de freio de mão elétrico
- Com cabo e motor elétrico (cable-pull type):
- Um motor puxa um cabo, imitando o sistema tradicional;
- Menos comum em modelos mais modernos.
- Com atuadores integrados nas pinças (caliper-integrated):
- Mais eficiente e moderno;
- Cada roda traseira tem um motor elétrico que atua diretamente na pinça de freio.
Funções extras (em modelos avançados)
- Auto Hold: mantém o carro parado em semáforos ou rampas mesmo sem o pé no freio;
- Liberação automática: o freio é liberado automaticamente ao acelerar, desde que o cinto esteja afivelado e a porta fechada;
- Intertravamento com sensores: pode ativar automaticamente ao desligar o carro ou abrir a porta com o veículo em inclinação.

Vantagens
- Mais conforto e praticidade.
- Design interno mais limpo (sem alavanca);
- Pode ser integrado a sistemas de assistência ao condutor;
- Aumenta a segurança em situações de emergência.
Desvantagens
- Maior complexidade e custo de manutenção;
- Pode falhar eletronicamente (embora tenha modos de emergência);
- Exige diagnóstico eletrônico para consertos.