Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica: Como funciona o freio de mão elétrico?

Revista mecânica: Como funciona o freio de mão elétrico?

O freio de mão elétrico, também conhecido como freio de estacionamento elétrico (EPB – Electric Parking Brake), substitui o sistema tradicional de alavanca manual por um botão eletrônico.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Ele realiza a mesma função: manter o veículo parado quando estacionado, mas de forma automatizada.

Funcionamento básico

Como funciona o freio de mão elétrico
Como funciona o freio de mão elétrico
  1. Ativação por botão:
    • Em vez de puxar uma alavanca, o motorista apenas pressiona um botão no painel ou no console central;
    • Um atuador elétrico, geralmente instalado nas pinças de freio traseiras, entra em ação para aplicar pressão nas pastilhas contra os discos, travando as rodas.
  2. Mecanismo de acionamento:
    • O botão envia um sinal eletrônico para uma central eletrônica de controle (ECU);
    • A ECU comanda motores elétricos ou atuadores que puxam um cabo (em alguns modelos) ou acionam diretamente as pinças de freio (sistemas “caliper-integrated”).

Tipos de freio de mão elétrico

  1. Com cabo e motor elétrico (cable-pull type):
    • Um motor puxa um cabo, imitando o sistema tradicional;
    • Menos comum em modelos mais modernos.
  2. Com atuadores integrados nas pinças (caliper-integrated):
    • Mais eficiente e moderno;
    • Cada roda traseira tem um motor elétrico que atua diretamente na pinça de freio.

Funções extras (em modelos avançados)

  • Auto Hold: mantém o carro parado em semáforos ou rampas mesmo sem o pé no freio;
  • Liberação automática: o freio é liberado automaticamente ao acelerar, desde que o cinto esteja afivelado e a porta fechada;
  • Intertravamento com sensores: pode ativar automaticamente ao desligar o carro ou abrir a porta com o veículo em inclinação.
Como funciona o freio de mão elétrico
Como funciona o freio de mão elétrico

Vantagens

  • Mais conforto e praticidade.
  • Design interno mais limpo (sem alavanca);
  • Pode ser integrado a sistemas de assistência ao condutor;
  • Aumenta a segurança em situações de emergência.

Desvantagens

  • Maior complexidade e custo de manutenção;
  • Pode falhar eletronicamente (embora tenha modos de emergência);
  • Exige diagnóstico eletrônico para consertos.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Como funciona o freio de mão elétrico