O sistema de direção elétrica, também conhecido como EPS (Electric Power Steering), é uma tecnologia que substitui a direção hidráulica.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Tradicional por um sistema mais eficiente e moderno, que utiliza motores elétricos para auxiliar o motorista ao girar o volante.

Como funciona a direção elétrica
Sensor de torque e posição
Quando o motorista gira o volante, sensores detectam:
- A força (torque) aplicada;
- A velocidade e a direção do movimento.
Unidade de controle eletrônico (ECU)
Essa central interpreta os dados dos sensores e calcula quanta assistência é necessária para facilitar a manobra, com base em:
- Velocidade do veículo (mais assistência em baixa velocidade, menos em alta).
- Grau de rotação do volante.
Motor elétrico de assistência
Um motor elétrico, acoplado à coluna de direção ou à cremalheira (dependendo do tipo de EPS), aplica força adicional para ajudar o motorista a girar as rodas.
Funcionamento proporcional
- Manobras em baixa velocidade (ex: estacionar): mais assistência;
- Alta velocidade (ex: estrada): menos assistência, para maior estabilidade e segurança.
Tipos de direção elétrica
- Coluna assistida (Column EPS): o motor está na coluna de direção;
- Cremalheira assistida (Rack EPS): o motor está diretamente na cremalheira da direção;
- Pinhão assistido: menos comum, usado em veículos menores.
Vantagens da direção elétrica
- Menor consumo de combustível (não usa bomba hidráulica);
- Menor manutenção (menos componentes mecânicos);
- Mais leve e eficiente;
- Integração com sistemas de segurança como assistente de faixa e estacionamento automático;
- Precisão de controle.
Possíveis desvantagens
- Custo de reparo mais alto em caso de falha eletrônica;
- Sensação menos “mecânica” ao volante, embora isso tenha melhorado muito nas versões mais recentes.