Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica: Como funciona o sistema de direção elétrica?

Revista mecânica: Como funciona o sistema de direção elétrica?

O sistema de direção elétrica, também conhecido como EPS (Electric Power Steering), é uma tecnologia que substitui a direção hidráulica.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Tradicional por um sistema mais eficiente e moderno, que utiliza motores elétricos para auxiliar o motorista ao girar o volante.

Revista mecânica: Como funciona o sistema de direção elétrica?
Revista mecânica: Como funciona o sistema de direção elétrica?

Como funciona a direção elétrica

Sensor de torque e posição
Quando o motorista gira o volante, sensores detectam:

  • A força (torque) aplicada;
  • A velocidade e a direção do movimento.

Unidade de controle eletrônico (ECU)
Essa central interpreta os dados dos sensores e calcula quanta assistência é necessária para facilitar a manobra, com base em:

  • Velocidade do veículo (mais assistência em baixa velocidade, menos em alta).
  • Grau de rotação do volante.

Motor elétrico de assistência

Um motor elétrico, acoplado à coluna de direção ou à cremalheira (dependendo do tipo de EPS), aplica força adicional para ajudar o motorista a girar as rodas.

Funcionamento proporcional

  • Manobras em baixa velocidade (ex: estacionar): mais assistência;
  • Alta velocidade (ex: estrada): menos assistência, para maior estabilidade e segurança.

Tipos de direção elétrica

  • Coluna assistida (Column EPS): o motor está na coluna de direção;
  • Cremalheira assistida (Rack EPS): o motor está diretamente na cremalheira da direção;
  • Pinhão assistido: menos comum, usado em veículos menores.

Vantagens da direção elétrica

  • Menor consumo de combustível (não usa bomba hidráulica);
  • Menor manutenção (menos componentes mecânicos);
  • Mais leve e eficiente;
  • Integração com sistemas de segurança como assistente de faixa e estacionamento automático;
  • Precisão de controle.

Possíveis desvantagens

  • Custo de reparo mais alto em caso de falha eletrônica;
  • Sensação menos “mecânica” ao volante, embora isso tenha melhorado muito nas versões mais recentes.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Revista mecânica: Como funciona o sistema de direção elétrica?