No ano de 1980 na estreia da nova versão topo de linha, o Opala em todas as suas versões e configurações foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando 46.286 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli Veículos Antigos
Ficha Técnica

Motor
- Tipo: GM – 6 cilindros em linha, gasolina;
- Cilindrada: 4.093 cm³ (4.1 litros);
- Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 76,2 mm;
- Taxa de compressão: 7,8:1;
- Potência líquida: 121 cv a 4.000 rpm (potência SAE bruta era cerca de 148 cv);
- Torque máximo: 29,0 kgf.m a 2.400 rpm;
- Alimentação: Carburador simples (Solex H40 ou DFV 446);
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: Líquido, com radiador e válvula termostática.
Transmissão

- Tipo: Automática GM Turbo-Hydramatic TH-180;
- Marchas: 3 marchas à frente + ré;
- Alavanca: No assoalho;
- Tração: Traseira (RWD).
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços triangulares sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos;
- Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e braços tensor.
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico com servo-freio (hidrovácuo).
Direção
- Tipo: Recirculação de esferas;
- Assistência hidráulica: Sim, item de série na versão com câmbio automático.
Dimensões e Peso

- Comprimento: 4.765 mm;
- Largura: 1.780 mm;
- Altura: 1.355 mm;
- Entre-eixos: 2.743 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~1.330 kg;
- Porta-malas: Cerca de 400 litros;
- Tanque de combustível: 66 litros.
Desempenho (estimado)
- 0 a 100 km/h: ~14,5 segundos;
- Velocidade máxima: ~178 km/h;
- Consumo urbano: ~5,5 km/l;
- Consumo rodoviário: ~7,5 a 8,5 km/l;
- Autonomia média: ~400 a 500 km.
Rodas e Pneus

- Rodas: Aço estampado 14″ com calotas exclusivas Diplomata;
- Pneus: 195/70 R14 ou 185/75 R14 (variações de fábrica);
- Estepe: Presente no compartimento do porta-malas.
Equipamentos e Itens de Série (versão Diplomata 1980)
- Revestimento interno de veludo (ou tecido premium);
- Painel com acabamento imitando madeira;
- Relógio digital e marcador de temperatura;
- Rádio AM (opcionalmente com toca-fitas);
- Desembaçador elétrico traseiro;

- Volante exclusivo Diplomata;
- Frisos cromados, calotas específicas;
- Direção hidráulica (de série no automático);
- Vidros verdes, para-brisa laminado;
- Travas e vidros elétricos (opcional);
- Ar-condicionado (opcional raro).
Curiosidades
- Considerado um dos carros de maior prestígio do Brasil em 1980;
- A versão Coupé era a preferida por quem buscava esportividade com luxo;
- Um Diplomata automático bem conservado hoje é muito valorizado por colecionadores.
Catálogo de Cores

Cores Sólidas
- Preto Nevasca (Código: 41);
- Branco Polar (Código: 10);
- Bege Alabastro (Código: 59);
- Cinza Inca (Código: 17);
- Verde Amazonas (Código: 33);
- Azul Caribe (Código: 29);
- Vermelho Granada (Código: 72);
- Azul Noturno (Código: 20);
- Amarelo Montego (raro – Código: 53);
- Verde Safari (Código: 36 – mais comum no Comodoro).
Cores Metálicas (opcionais, principalmente para o Diplomata)

- Prata Continental (Código: 18);
- Marrom Metálico (Código: 67);
- Verde Álamo Metálico (Código: 37);
- Azul Astral Metálico (Código: 21);
- Champanhe Metálico (Código: 61);
- Cinza Graphite Metálico (Código: 16).



