No ano de 1957 o VW sedan o “Fusca”, emplaca pouco mis de 750 unidades, números inda modestos, mas dentro da realidade de um país de terceiro mundo com perfil rural, da década de 1950.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
No mesmo ano ganha upgrade de segurança, Novo cilindro de roda do freio. Lembrando que As unidades vendidas ainda vinham da Alemanha em kits CKD (Completely Knocked Down); desmontadas, para montagem local.

Ficha Técnica Fusca 1957
Identificação
- Modelo: Volkswagen Fusca (Beetle);
- Ano: 1957;
- Montagem no Brasil: Regime CKD (com peças importadas da Alemanha, montado pela Brasmotor e depois pela própria VW do Brasil);
- Origem: Alemanha.
Motor
- Código do motor: 25 hp (até meados de 1957) ou 30 hp (final de 1957 em diante);
- Tipo: Boxer (cilindros horizontalmente opostos);
- Cilindros: 4 em linha opostos (flat-four);
- Posição: Traseira;
- Refrigeração: A ar;
- Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2 litros);
- Potência:
- 25 hp (DIN) a 3.300 rpm (versão inicial);
- 30 hp (DIN) a 3.400 rpm (versão posterior);

- Torque: Aproximadamente 8,5 kgfm a 2.000 rpm;
- Alimentação: Carburador Solex 28 PCI;
- Taxa de compressão: 6,6:1.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira;
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, com barra de torção e braços arrastados;
- Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção.
Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico.

Direção
- Tipo: Caixa de pinhão e cremalheira (sem assistência).
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.300 mm;
- Bitola traseira: 1.290 mm;
- Altura do solo: 160 mm (aproximado).
Peso
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 770 kg.
Desempenho
- Velocidade máxima: Cerca de 110 km/h;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aproximadamente 35 segundos;
- Consumo médio: 10-12 km/l (dependendo das condições).

Rodas e Pneus
- Rodas: Aço, 15 polegadas;
- Pneus: 5.00 x 15.
Capacidades
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Porta-malas: Cerca de 140 litros (na dianteira);
- Óleo do motor: 2,5 litros.
Características marcantes do modelo 1957

- Parabrisa oval (“oval window”) – último ano com esse estilo antes do vidro traseiro retangular em 1958;
- Lanternas traseiras pequenas, estilo “heart” ou “snowflake” dependendo do lote;
- Interior simples com painel metálico pintado na cor da carroceria;
- Botão de partida no painel;
- Volante grande com aro cromado (anterior ao novo padrão de volante dos anos 60);
- Sem indicadores de combustível (uso de torneirinha de reserva no assoalho).
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código VW Descrição
- L41 Black L41 Preto sólido;
- L87 Pearl White L87 Branco pérola (ligeiramente creme);
- L227 Strato Silver L227 Cinza-prateado claro;
- L351 Coral Red L351 Vermelho coral (alaranjado);
- L331 Horizon Blue L331 Azul claro acinzentado;
- L370 Nile Beige L370 Bege claro;
- L378 Prairie Beige L378 Bege amarelado médio;
- L378 Agave Green L240 Verde oliva claro (raro).
Cores Metálicas (mais raras e opcionais)

Nome da Cor Código VW Descrição
- L243 Diamond Green L243 Verde metálico pálido;
- L243 Diamond Gray L243 Cinza metálico médio;
- L227 Strato Silver L227 Prata metálico leve.
Interior / Estofamento
O interior era simples, com estofamento em vinil ou tecido combinando com a carroceria:
- Preto (para carros claros);
- Cinza (para tons médios);
- Bege claro (para tons escuros);
- Vermelho (com alguns tons como Coral Red).
Observações:
- Em 1957, não havia tanta personalização de fábrica; o cliente escolhia a cor e o carro vinha com calotas e para choques cromados, sem maiores opções;
- As cores podiam variar ligeiramente por lote ou local de montagem.



