O Porsche 911T Touring 1970 é uma das versões mais emblemáticas da primeira geração do 911. Ele representava a opção mais acessível da linha 911 naquele ano, mas ainda mantinha a essência esportiva da marca.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Em 1970, a Porsche produziu e vendeu um total de 15.009 unidades do Porsche 911, somando todas as versões disponíveis naquele ano.

Versão Tipo de carroceria Unidades produzidas
- 911T Coupé + Targa ~6.544 unidades;
- 911E Coupé + Targa ~4.926 unidades;
- 911S Coupé + Targa ~3.539 unidades.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Porsche 911T;
- Versão: Touring (nome não oficial, usado para distinguir o modelo de entrada com foco em conforto);
- Ano-modelo: 1970;
- Tipo de carroceria: Coupé (2 portas) ou Targa;
- Número de lugares: 2 + 2 (bancos traseiros simbólicos).
Motorização

- Código do motor: 911/03 (Europa, 5 marchas) ou 911/07 (EUA);
- Tipo: 6 cilindros opostos (flat-6), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 2.195 cm³ (2.2 litros);
- Diâmetro x curso: 84 mm × 66 mm;
- Alimentação: 2 carburadores triplos Zenith 40 TIN;
- Taxa de compressão: 8,6:1;
- Potência máxima: 125 cv (DIN) a 5.800 rpm;
- Torque máximo: 176 Nm (17,9 kgfm) a 4.200 rpm;
- Lubrificação: Cárter seco (com radiador de óleo).
Transmissão

- Câmbio: Manual de 4 ou 5 marchas (Tipo 901);
- Tração: Traseira (RR – Rear Engine, Rear Wheel Drive);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão e Direção
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com barra de torção;
- Traseira: Independente, braços semiarrastados com barra de torção;
- Estabilizador dianteiro: Sim;
- Direção: Mecânica (sem assistência);
- Diâmetro de giro: ~10,9 m.
Freios
- Sistema: Hidráulico;
- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Discos sólidos;
- Sem ABS (não existia na época).
Dimensões e Capacidades

- Comprimento: 4.163 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.268 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.355 mm / 1.330 mm;
- Peso em ordem de marcha: 1.020 kg;
- Tanque de combustível: 62 litros;
- Porta-malas: ~130 litros (dianteiro).
Elétrica
- Sistema: 12V;
- Alternador: 770W;
- Bateria: 12V 66Ah.
Desempenho (Estimado)

- 0 a 100 km/h: ~9,0 segundos (coupé, 5 marchas);
- Velocidade máxima: ~205 km/h;
- Consumo médio: 8–10 km/l (varia muito com o uso).
Equipamentos de Série
- Bancos dianteiros reguláveis manualmente;
- Painel com 5 instrumentos circulares (velocímetro, conta-giros, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível de combustível);
- Volante de três raios;
- Rádio AM (opcional);
- Acabamento interno simples, mas refinado para a época;
- Rodas de aço ou Fuchs (opcional);
- Vidros com acionamento manual.
Catálogo de Cores

- Albert Blue 325 Sólida Azul escuro profundo;
- Signal Orange 1414 Sólida Laranja vibrante e icônico;
- Bahia Red 022 Sólida Vermelho vinho escuro;
- Irish Green 213 Sólida Verde clássico da Porsche;
- Condor Green 621 Sólida Verde oliva acinzentado;
- Tangerine (Blutorange) 2323 Sólida Laranja avermelhado;
- Light Ivory 131 Sólida Branco creme claro;
- Silver Metallic 980 Metálica Prata clássico;
- Metallic Blue 324 Metálica Azul metálico médio;
- Pastel Blue 2020 Sólida Azul claro vintage;

- Slate Grey 6601 Sólida Cinza ardósia escuro;
- Polo Red 6802 Sólida Vermelho puro intenso;
- Olive 62109 Sólida Verde militar opaco;
- Burgundy Red 017 Sólida Vermelho vinho profundo;
- Beige Grey 622 Sólida Bege acinzentado neutro;
- Gold Metallic 634 Metálica Dourado metálico clássico.
Informação
- Cores como Signal Orange, Irish Green e Bahia Red são hoje extremamente valorizadas entre colecionadores;
- O acabamento Fuchs em preto/prata metálico era frequentemente combinado com cores vivas como laranja ou vermelho;
- O interior podia ser combinado com cores como preto, bege, marrom ou até azul escuro, dependendo da configuração.


