Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica como funciona o sistema de platinado e condensador de um carro antigo

Revista mecânica como funciona o sistema de platinado e condensador de um carro antigo

Em carros antigos com sistema de ignição convencional (antes do uso generalizado de ignição eletrônica), o platinado e o condensador tinham papéis fundamentais no funcionamento do motor.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Aqui está uma explicação clara e detalhada de como esse sistema funciona:

Revista mecânica como funciona o sistema de platinado e condensador de um carro antigo
Revista mecânica como funciona o sistema de platinado e condensador de um carro antigo

Sistema de Ignição com Platinado e Condensador

1. O que é o platinado?

O platinado (também chamado de “contato interruptor”) é um pequeno interruptor mecânico dentro do distribuidor do motor. Ele abre e fecha os contatos de forma sincronizada com o giro do motor.

Ele é acionado por uma came (pequena saliência no eixo do distribuidor) que gira conforme o motor funciona. Cada vez que a came empurra o platinado, ele se abre.

2. O que é o condensador?

O condensador é basicamente um capacitor instalado em paralelo com o platinado. Sua função é absorver e reduzir a faísca que ocorreria nos contatos do platinado quando eles se abrem, isso evita desgaste prematuro e permite que a corrente seja interrompida de forma mais limpa.

Como funciona o sistema?

  1. Contato fechado (platinado encostado):
    A corrente elétrica da bateria passa pela bobina de ignição, pelo platinado, e vai para o aterramento. Isso cria um campo magnético dentro da bobina;
  2. Contato abre (platinado se separa):
    Quando a came gira e empurra o platinado, os contatos se separam rapidamente. Isso interrompe a corrente, colapsando o campo magnético da bobina.
  3. Indução de alta tensão:
    A queda repentina do campo magnético gera uma alta voltagem na bobina secundária (mais de 20.000 volts), que é então enviada à vela de ignição via distribuidor.
  4. Faísca na vela:
    Essa alta voltagem salta na ponta da vela e gera a faísca que inflama a mistura ar-combustível no cilindro.
  5. Função do condensador:
    Quando o platinado abre, o condensador absorve a corrente de indução que poderia causar uma faísca entre os contatos. Isso:
    • Evita o desgaste do platinado;
    • Garante corte limpo da corrente para melhor indução.

Sintomas de problemas no sistema

  • Platinado gasto ou desajustado: pode causar falhas de ignição, dificuldade de partida e perda de desempenho;
  • Condensador com defeito: provoca faíscas nos contatos do platinado, gerando marcha irregular e falhas no motor.

Manutenção

Esse sistema exige ajustes periódicos:

  • Abertura correta do platinado (em milímetros ou graus);
  • Troca do platinado e do condensador conforme desgaste;
  • Verificação da faísca e sincronismo da ignição.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Revista mecânica como funciona o sistema de platinado e condensador de um carro antigo