No ano de 1974, o Ford Maverick foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 31.664 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Franz Veículos antigos
A versão Super Luxo fazia parte das versões topo de linha, mas não entregava o mesmo status da versão esportiva GT, para isso alguns proprietário caracterizam suas unidades com adereços da versão esportiva.

Ficha Técnica
Motor:
- Tipo: V8 em “V” a 90°;
- Código: Windsor 302;
- Cilindrada: 4.942 cm³;
- Potência máxima: 197 cv a 4.600 rpm;
- Torque máximo: 39,5 kgfm a 2.400 rpm;
- Alimentação: Carburador;
- Aspiração: Natural;

- Comando de válvulas: No bloco, acionado por corrente;
- Tuchos: Hidráulicos;
- Válvulas por cilindro: 2;
- Relação de compressão: 7,5:1;
- Curso do pistão: 76,2 mm;
- Diâmetro do cilindro: 101,65 mm;
- Peso/potência: 7,1 kg/cv;
- Peso/torque: 35,2 kg/kgfm;
- Potência específica: 39,9 cv/litro;
- Torque específico: 8,0 kgfm/litro.
Transmissão:

- Câmbio manual de 4 marchas, com alavanca no assoalho;
- Embreagem monodisco a seco;
- Tração traseira.
Direção:
- Assistência hidráulica;
- Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m.
Suspensão:
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos com mola helicoidal;
- Traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas.
Freios:

- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Tambor.
Dimensões:
- Comprimento: 4.580 mm;
- Largura: 1.791 mm;
- Altura: 1.364 mm;
- Distância entre-eixos: 2.619 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.430 mm;
- Peso: 1.390 kg;
- Porta-malas: 417 litros;
- Tanque de combustível: 100 litros;
- Vão livre do solo: 173 mm.
Desempenho:

- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 segundos;
- Velocidade máxima: 182 km/h.
Consumo e Autonomia:
- Consumo urbano: 4,5 km/l;
- Consumo rodoviário: 6 km/l;
- Autonomia urbana: 450 km;
- Autonomia rodoviária: 600 km.
Catálogo de Cores

Código Nome da Cor Tipo de Pintura
- A Preto Bali Sólida;
- B Branco Nevasca Sólida;
- C Vermelho Cadmium Sólida;
- D Bronze Fogo Metálico Metálica;
- E Marrom Finger Metálico Metálica;
- F Ouro Ulbra Metálico Metálica;
- G Azul Portela Metálico Metálica;

- K Azul Colonial Sólida;
- L Azul Nautilus Metálico Metálica;
- M Vermelho Salgueiro Metálico Metálica;
- N Verde Mangueira Metálico Metálica;
- P Verde Jade Metálico Metálica;
- Q Bege Camurça Sólida;
- R Vermelho Jambo Sólida;
- S Especial ou Primer -;
- T Azul Regata Sólida;
- U Castanha Persa Metálico Metálica;
- V Azul Real Metálico Metálica;
- W Amarelo Indy Sólida;
- X Laranja Mandarim Sólida.

Essas cores eram aplicadas tanto em modelos com pintura monocromática quanto em versões com combinação de duas cores (conhecidas como “saia e blusa”), especialmente nas versões Super Luxo e GT.
Nessas combinações, o teto geralmente era pintado em uma cor diferente da carroceria, sendo o branco Nevasca uma escolha comum para o teto.




