Nome original: Volkswagen Type 1; Apelido no Brasil: Fusca; Ano de fabricação: 1953 (ainda importado da Alemanha).

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Produção no Brasil: O Fusca só começou a ser montado no Brasil em 1953, mas com peças importadas. A fabricação nacional iniciou oficialmente em 1959.

Ficha Técnica
Montado no Brasil via CKD (Completely Knocked Down). Esse ano marca uma transição importante: o fim do para-brisa dividido e o início da janela traseira oval, o que pode variar de acordo com o mês de fabricação.
Motorização
- Tipo: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros horizontais;
- Refrigeração: A ar;
- Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2 litros);
- Diâmetro x curso: 75 mm x 64 mm;
- Potência máxima: 30 cv (22 kW) a 3.400 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 7,0 kgfm a 2.000 rpm;
- Taxa de compressão: 5,8:1;
- Alimentação: Carburador simples Solex 28 PCI.
Transmissão

- Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizadas nas 1ª e 2ª marchas);
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Desempenho
- Velocidade máxima: 110 km/h;
- 0–100 km/h: Cerca de 35 segundos;
- Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l (gasolina).
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Altura do solo: 200 mm (aproximadamente);
- Peso: 790 kg (vazio);
- Capacidade do porta-malas: Cerca de 140 litros (frontal).
Capacidades

- Tanque de combustível: 40 litros;
- Óleo do motor: 2,5 litros;
- Sistema de arrefecimento: Não há (refrigerado a ar).
Suspensão e Rodas
- Dianteira: Independente com barras de torção e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Freios: A tambor nas quatro rodas, sistema hidráulico;
- Rodas: Aço estampado 16 polegadas;
- Pneus originais: 5.00 x 16″.
Elétrica
- Sistema elétrico: 6 volts;
- Bateria: 6V – 84 Ah (varia conforme o mercado);
- Alternador/Dínamo: Dínamo Bosch de 6V.
Detalhes visuais do modelo 1953

- Faróis: Olho-de-boi (vidro convexo);
- Lanternas traseiras: Pequenas, redondas;
- Parabrisa: Já oval (após março de 1953), antes disso era dividido (“split window”);
- Setas: Braços mecânicos retráteis (“bananinhas”) nas colunas centrais;
- Painel: Simples, com velocímetro central e botão de partida.
Catálogo de cores
Modelos Standard (mais espartano):
- L 21 Pearl Grey (Cinza Pérola);
- L 41 Black (Preto);
- L 22 Medium Brown (Marrom Médio);
- L 70 Grey-Brown (Cinza-Amarronzado).
Essas cores eram foscas ou sem brilho metálico, combinando com o interior simplificado (sem cromados, vidros simples, etc.).
Modelos Export (com mais acabamentos e detalhes cromados):

- L 11 Pastel Green (Verde Pastel);
- L 19 Atlantic Green (Verde Atlântico);
- L 35 Azure Blue (Azul Celeste);
- L 37 Medium Blue (Azul Médio);
- L 41 Black (Preto);
- L 55 Maroon (Bordô ou Vinho Escuro);
- L 73 Chestnut Brown (Marrom Castanho);
- L 275 Light Beige (Bege Claro);
- L 23 Seal Grey (Cinza Selado).
Algumas dessas cores vinham com rodas e para-choques pintados de forma combinada, e o interior com tonalidades correspondentes (por exemplo, estofamento verde com verde pastel).
A maioria dos Fuscas 1953 no Brasil era Standard, e portanto bem mais sóbrios.
Fuscas Export eram raros e costumavam ser destinados a diplomatas, empresários e funcionários da Volkswagen.




