O Ford Mustang Boss 351 de 1971 é uma das versões mais raras e desejadas da linha Mustang.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Foi produzido apenas em 1971, sendo o último da linhagem “Boss” clássica e um dos modelos mais potentes já oferecidos pela Ford naquela época.

Exclusivamente na carroceria SportsRoof (Fastback). Capô com scoop funcional (entrada de ar com trava externa). Faixas decorativas laterais e no capô com o emblema “Boss 351”. Grade preta com faróis embutidos.
Produção e Raridade
- Produção total: 1.806 unidades;
- É o Boss mais raro da série (mais raro que o Boss 302 e Boss 429).;
- Fabricado somente no ano de 1971.
Ficha Técnica
Motorização
- Tipo: V8 aspirado naturalmente – “Cleveland” (bloque grande);
- Código do motor: R-code;
- Cilindrada: 5.8 litros (351 polegadas cúbicas);
- Configuração: V8 a 90°;
- Alimentação: Carburador Autolite 4300-D de 4 bocas (750 CFM);
- Taxa de compressão: 11.0:1;
- Comando de válvulas: Overhead Valve (OHV), sólido;
- Cabeçotes: “Closed Chamber” de alto desempenho.
Desempenho

- Potência bruta: 330 hp (246 kW) a 5.400 rpm;
- Torque bruto: 515 Nm (380 lb-ft) a 3.400 rpm;
- 0–100 km/h: Cerca de 5,8 segundos;
- 0–400 m (1/4 de milha): Cerca de 13,8 segundos;
- Velocidade máxima: Aproximadamente 210 km/h (estimado).
Transmissão
- Tipo: Manual de 4 marchas Toploader;
- Embreagem: Disco seco de alta performance;
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Traction-Lok com relação de 3.91:1 (opcional: 3.50 ou 4.11).

Suspensão e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, barra estabilizadora;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores;
- Direção: Pinhão e cremalheira (sem assistência, na maioria).
Rodas e Pneus
- Rodas: Magnum 500 de aço com calotas cromadas;
- Tamanho das rodas: 15 x 7 polegadas;
- Pneus originais: F60-15 Goodyear Polyglas GT.

Dimensões
- Comprimento: 4.874 mm;
- Largura: 1.892 mm;
- Altura: 1.308 mm;
- Entre-eixos: 2.794 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.540 kg.
Capacidade e Consumo
- Tanque de combustível: 64 litros;
- Consumo médio estimado: Cerca de 4,5 a 6 km/l (em uso moderado);
- Autonomia média: Aproximadamente 300–400 km.

Estilo e Equipamentos Especiais
- Capô com scoop funcional com travas externas;
- Faixas pretas com inscrição “Boss 351”;
- Spoiler dianteiro e traseiro;
- Painel completo com tacômetro e indicadores auxiliares;
- Bancos esportivos com apoio de cabeça;
- Rádio AM (AM/FM opcional);
- Ar-condicionado opcional.
Produção e Raridade
- Produção total: 1.806 unidades;
- Exclusivo na carroceria SportsRoof (Fastback);
- Um dos Mustangs Boss mais raros já produzidos.
Catálogo de Cores

Código Nome da Cor (em inglês) Nome traduzido / Descrição Tipo de acabamento
- A Raven Black Preto sólido Sólido;
- B Bright Blue Metallic Azul metálico claro Metálico;
- C Light Pewter Metallic Cinza-prata claro metálico Metálico;
- D Grabber Blue Azul vibrante Sólido;
- E Grabber Lime Verde-limão vibrante Sólido;
- F Medium Green Metallic Verde médio metálico Metálico;
- G Bright Red Vermelho brilhante Sólido;
- H Bright Yellow Amarelo vivo Sólido;
- J Grabber Yellow Amarelo vibrante (mais quente) Sólido;
- K Bright Silver Metallic Prata metálico Metálico;

- M Medium Blue Metallic Azul médio metálico Metálico;
- Q Medium Green Verde médio sólido Sólido;
- T Medium Brown Metallic Marrom médio metálico Metálico;
- Z Grabber Green Verde vibrante (limão/grama) Sólido;
- 3 Grabber Orange Laranja vibrante Sólido;
- 5 Medium Yellow Gold Metallic Dourado amarelado metálico Metálico;
- 6 Bright Lime Verde claro vibrante Sólido;
- 9 Pastel Blue Azul pastel Sólido.
Cores Populares para o Boss 351

Algumas das cores mais escolhidas por compradores do Boss 351 foram:
- Grabber Blue;
- Grabber Lime;
- Grabber Yellow;
- Bright Red;
- Raven Black.
Essas cores frequentemente vinham combinadas com:
- Faixas pretas foscas no capô e laterais;
- Spoilers e retrovisores pretos;
- Interior preto (Black Clarion Knit/Corinthian Vinyl), embora outras opções também estivessem disponíveis.
