O Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 1960 é um dos modelos mais importantes da Ferrari na transição da marca para uma produção mais “grand tourer” e menos focada exclusivamente em carros de corrida.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Produção: Aprox. 950 unidades entre 1960 e 1963; Designer: Pininfarina Plataforma: Baseado no chassi da 250 GT.

Estilo refinado da Pininfarina, com linhas clássicas e equilibradas. Mais confortável que outros 250 GT da época, voltado ao uso cotidiano ou viagens longas.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Marca: Ferrari;
- Modelo: 250 GTE 2+2;
- Ano de lançamento: 1960;
- País de origem: Itália;
- Designer: Pininfarina;
- Carroceria: Coupé 2+2 lugares;
- Produção total: Aprox. 950 unidades (1960–1963).
Motorização
- Tipo de motor: V12 a 60° Colombo;
- Código do motor: Tipo 128F;
- Material do bloco: Liga leve de alumínio;
- Cilindrada: 2.953 cm³ (3.0 litros);
- Diâmetro x curso: 73 mm x 58,8 mm;

- Taxa de compressão: 8.8:1;
- Potência máxima: 240 cv (177 kW) a 7.000 rpm;
- Torque máximo: ~265 Nm a 5.500 rpm (estimado);
- Alimentação: 3 carburadores Weber duplos (geralmente 36 DCS);
- Comando de válvulas: Comando simples no cabeçote, 2 válvulas por cilindro;
- Lubrificação: Cárter úmido;
- Arrefecimento: Líquido.
Transmissão
- Tipo: Manual
- Marchas: 4 velocidades com overdrive;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Chassi e Suspensão
- Tipo de chassi: Tubular em aço;
- Suspensão dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, barra Panhard, amortecedores telescópicos;
- Direção: Cremalheira e pinhão;
- Freios: A disco nas quatro rodas (Dunlop);
- Rodas: Aro 15″;
- Pneus originais: 185 x 15.

Dimensões e Peso
- Comprimento: 4.700 mm;
- Largura: 1.700 mm;
- Altura: 1.340 mm;
- Entre-eixos: 2.600 mm;
- Bitola dianteira: 1.350 mm;
- Bitola traseira: 1.350 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.300 kg;
- Capacidade do tanque: 95 litros.
Desempenho
- Velocidade máxima: ~230 km/h;
- 0 a 100 km/h: ~8 segundos;
- Consumo médio: ~6 a 7 km/l (estimado para a época).

Outros detalhes
- Interior: Acabamento em couro Connolly, instrumentos Veglia;
- Painel: Completo com tacômetro, velocímetro, pressão do óleo, temperatura do motor e combustível;
- Porta-malas: Espaço funcional, inédito para um Ferrari da época;
- Extras da época: Ar-condicionado (raro), rádio opcional.
Catálogo de cores
- Grigio Argento (prata metálico): Uma das tonalidades mais populares, com várias variações como 18940M, 20265A e 25090;
- Grigio Fumo (cinza esfumaçado): Um tom elegante e discreto;
- Grigio Conchiglia (cinza concha): Similar ao usado em modelos 250 GTO da época;

- Grigio Scuro (cinza escuro): Uma tonalidade mais profunda e sóbria;
- Blu Dauphine (azul metálico): Um azul metálico distinto;
- Azzurro 16240 (azul claro metálico): Uma cor rara e sofisticada;
- Rosso Rubino (vermelho rubi): Um vermelho profundo e marcante;
- Bianco (branco): Clássico e atemporal;
- Oro Chiaro (dourado claro): Uma tonalidade dourada suave.
Cores de Interior Originais
- Bege (VM 3309): Combinava bem com tons externos mais escuros.
- Preto Connolly: Um clássico que complementava diversas cores externas.
- Azul-verde (VM 3087): Uma escolha menos comum, mas elegante.
- Panno Rosso Peugeot: Um tecido vermelho distinto.
Essas combinações de cores refletiam o luxo e a exclusividade associados à Ferrari na década de 1960.





