Pular para o conteúdo
Início » Ficha Técnica Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 240 cv ano 1960

Ficha Técnica Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 240 cv ano 1960

O Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 1960 é um dos modelos mais importantes da Ferrari na transição da marca para uma produção mais “grand tourer” e menos focada exclusivamente em carros de corrida.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Produção: Aprox. 950 unidades entre 1960 e 1963; Designer: Pininfarina Plataforma: Baseado no chassi da 250 GT.

Ficha Técnica Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 240 cv ano 1960
Ficha Técnica Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 240 cv ano 1960

Estilo refinado da Pininfarina, com linhas clássicas e equilibradas. Mais confortável que outros 250 GT da época, voltado ao uso cotidiano ou viagens longas.

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Marca: Ferrari;
  • Modelo: 250 GTE 2+2;
  • Ano de lançamento: 1960;
  • País de origem: Itália;
  • Designer: Pininfarina;
  • Carroceria: Coupé 2+2 lugares;
  • Produção total: Aprox. 950 unidades (1960–1963).

Motorização

  • Tipo de motor: V12 a 60° Colombo;
  • Código do motor: Tipo 128F;
  • Material do bloco: Liga leve de alumínio;
  • Cilindrada: 2.953 cm³ (3.0 litros);
  • Diâmetro x curso: 73 mm x 58,8 mm;
  • Taxa de compressão: 8.8:1;
  • Potência máxima: 240 cv (177 kW) a 7.000 rpm;
  • Torque máximo: ~265 Nm a 5.500 rpm (estimado);
  • Alimentação: 3 carburadores Weber duplos (geralmente 36 DCS);
  • Comando de válvulas: Comando simples no cabeçote, 2 válvulas por cilindro;
  • Lubrificação: Cárter úmido;
  • Arrefecimento: Líquido.

Transmissão

  • Tipo: Manual
  • Marchas: 4 velocidades com overdrive;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Chassi e Suspensão

  • Tipo de chassi: Tubular em aço;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, barra Panhard, amortecedores telescópicos;
  • Direção: Cremalheira e pinhão;
  • Freios: A disco nas quatro rodas (Dunlop);
  • Rodas: Aro 15″;
  • Pneus originais: 185 x 15.

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 4.700 mm;
  • Largura: 1.700 mm;
  • Altura: 1.340 mm;
  • Entre-eixos: 2.600 mm;
  • Bitola dianteira: 1.350 mm;
  • Bitola traseira: 1.350 mm;
  • Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.300 kg;
  • Capacidade do tanque: 95 litros.

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~230 km/h;
  • 0 a 100 km/h: ~8 segundos;
  • Consumo médio: ~6 a 7 km/l (estimado para a época).

Outros detalhes

  • Interior: Acabamento em couro Connolly, instrumentos Veglia;
  • Painel: Completo com tacômetro, velocímetro, pressão do óleo, temperatura do motor e combustível;
  • Porta-malas: Espaço funcional, inédito para um Ferrari da época;
  • Extras da época: Ar-condicionado (raro), rádio opcional.

Catálogo de cores

  • Grigio Argento (prata metálico): Uma das tonalidades mais populares, com várias variações como 18940M, 20265A e 25090;
  • Grigio Fumo (cinza esfumaçado): Um tom elegante e discreto;
  • Grigio Conchiglia (cinza concha): Similar ao usado em modelos 250 GTO da época;
  • Grigio Scuro (cinza escuro): Uma tonalidade mais profunda e sóbria;
  • Blu Dauphine (azul metálico): Um azul metálico distinto;
  • Azzurro 16240 (azul claro metálico): Uma cor rara e sofisticada;
  • Rosso Rubino (vermelho rubi): Um vermelho profundo e marcante;
  • Bianco (branco): Clássico e atemporal;
  • Oro Chiaro (dourado claro): Uma tonalidade dourada suave.

Cores de Interior Originais

  • Bege (VM 3309): Combinava bem com tons externos mais escuros.
  • Preto Connolly: Um clássico que complementava diversas cores externas.
  • Azul-verde (VM 3087): Uma escolha menos comum, mas elegante.
  • Panno Rosso Peugeot: Um tecido vermelho distinto.

Essas combinações de cores refletiam o luxo e a exclusividade associados à Ferrari na década de 1960.

Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha Técnica Ferrari 250 GTE 2+2 V12 Colombo de 240 cv ano 1960