Pular para o conteúdo
Início » Ficha técnica Mustang antigo Shelby GT350 V8 289 306 cv preparado pela fábrica ano 1965

Ficha técnica Mustang antigo Shelby GT350 V8 289 306 cv preparado pela fábrica ano 1965

O Shelby Mustang GT350 de 1965 é um dos muscle cars mais icônicos da história automotiva americana.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Ele marcou o início da parceria entre a Ford e Carroll Shelby, e foi desenvolvido com um forte foco em performance para as pistas, especialmente para homologação em competições da SCCA (Sports Car Club of América).

Ficha técnica Shelby GT350 V8 289 preparado pela fábrica ano 1965
Ficha técnica Shelby GT350 V8 289 preparado pela fábrica ano 1965

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Modelo: Shelby GT350;
  • Ano: 1965;
  • Fabricante: Shelby American (baseado no Ford Mustang);
  • País de origem: EUA;
  • Produção total (1965): Aproximadamente 562 unidades;
  • Carroceria: Coupé fastback de 2 portas;
  • Peso: Aproximadamente 1.200 kg.

Motor

  • Tipo: V8 (Windsor 289 High Performance);
  • Cilindrada: 4.728 cm³ (289 pol³);
  • Alimentação: Carburador Holley 715 cfm de 4 corpos;
  • Taxa de compressão: 10.5:1;
  • Potência máxima: 306 cv (227 kW) a 6.000 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 45,3 kgfm (445 Nm) a 4.200 rpm;
  • Bloco: Ferro fundido;
  • Cabeçote: Ferro fundido, comando no bloco (OHV);
  • Sistema de escape: Duplo, com coletores de desempenho.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (Borg-Warner T-10);
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Diferencial: Traseiro autoblocante (Detroit Locker, opcional).

Suspensão e Freios

  • Suspensão dianteira: Independente, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
  • Freios dianteiros: Discos (Kelsey-Hayes);
  • Freios traseiros: Tambores;
  • Direção: Mecânica (sem assistência hidráulica).

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aro 15″ (alumínio ou aço pintado, estilo “Magnum 500”);
  • Pneus: Goodyear Blue Dot 130 mph, 7.75×15 (pneus de faixa azul).

Desempenho

  • 0–100 km/h: Aproximadamente 6,5 segundos;
  • Velocidade máxima: Cerca de 220 km/h;
  • 1/4 de milha (400 m): Cerca de 14,5 segundos.

Dimensões

  • Comprimento: 4.610 mm;
  • Largura: 1.730 mm;
  • Altura: 1.310 mm;
  • Entre-eixos: 2.740 mm;
  • Porta-malas: ~300 litros (aproximado);
  • Tanque de combustível: 61 litros.

Diferenciais do GT350 1965

  • Preparado por Carroll Shelby para corridas (base do GT350R);
  • Capô de fibra de vidro com tomada de ar funcional;
  • Ausência de bancos traseiros (modelo “R” de corrida ou opcional deletado para redução de peso);
  • Suspensão recalibrada e reforçada;
  • Faixas brancas de competição (“Le Mans stripes”);
  • Placa de identificação Shelby com numeração única;
  • Interior com volante esportivo e conta-giros especial.

Catálogo de cores

Cor Externa Padrão:

  • Wimbledon White (Cód. Ford: M1619A)
    • Um branco clássico, suave, levemente creme;
    • Todas as unidades de 1965 (com raras exceções) saíram da fábrica nesta cor.

Faixas de Corrida (Stripes):

  • Guardsman Blue (Cód. Ford: M1424)
    • Faixas longitudinais sobre o capô, teto e porta-malas (opcional);
    • Faixas laterais “GT350” na mesma cor;
    • Nota: Algumas poucas unidades saíram sem as faixas superiores, a pedido do comprador.

Curiosidades sobre as Cores em 1965:

  • A única exceção documentada à cor Wimbledon White em 1965 foi um protótipo vermelho usado para testes e publicidade;
  • O cliente não podia escolher outras cores em 1965 — o foco era a padronização para desempenho e homologação para competição;
  • Em 1966, a Shelby começou a oferecer mais opções de cores, com maior personalização.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha técnica Shelby GT350 V8 289 preparado pela fábrica ano 1965