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Ficha técnica VW Variant 2 1979 com interior marrom

No ano de 1979, o VW Variant já em sua segunda geração, foi o 12º carro nacional mais vendido, emplacando em todas as suas versões e configurações 14.615 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens L’ Art BR

Adotou suspensão dianteira do tipo McPherson, substituindo o antigo sistema de feixes de lâminas, e suspensão traseira com braços semiarrastados, melhorando a estabilidade e o conforto.

Ficha técnica VW Variant 2 1979 com interior marrom
Ficha técnica VW Variant 2 1979 com interior marrom

Ficha Técnica

Características Mecânicas

  • Motor: Boxer (plano) 4 cilindros opostos (horizontais);
  • Código do motor: AE (semelhante ao do Brasília e Fusca da época);
  • Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L);
  • Alimentação: Carburador simples (Solex 30/31 PDSI);
  • Potência: 65 cv (SAE) / cerca de 54 cv (DIN) a 4.600 rpm;
  • Torque: 11,5 kgfm a 3.000 rpm;
  • Taxa de compressão: 7,2:1;
  • Combustível: Gasolina;
  • Refrigeração: A ar (sem radiador).

Transmissão

  • Tração: Traseira (RWD);
  • Câmbio: Manual de 4 marchas;
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: 4.385 mm;
  • Largura: 1.610 mm;
  • Altura: 1.430 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Peso: 980 kg;
  • Porta-malas dianteiro: ~150 litros;
  • Capacidade do tanque: 40 litros.

Suspensão e Freios

  • Dianteira: Independente, com braços arrastados, barras de torção e amortecedores telescópicos;
  • Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção;
  • Freios dianteiros: A disco;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Direção: Mecânica, com caixa de pinhão e cremalheira;
  • Rodas/pneus originais: Aro 14″ – pneus 6.00-14 ou equivalentes radiais 165 SR 14.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 135 km/h;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Cerca de 21 segundos;
  • Consumo médio: 8 a 10 km/l (dependendo do uso).

Outros Itens e Detalhes

  • Plataforma: Baseada no VW Tipo 3 brasileiro (como Brasília e TL);
  • Ventilação interna: Com saídas frontais; sem ar-condicionado de fábrica;
  • Painel: Com velocímetro, marcador de combustível, luzes-espia;
  • Vidros e travas: Manuais;
  • Acabamento interno: Simples, mas funcional.

Curiosidades

  • A Variant II foi lançada em 1977 como sucessora da Variant I, com design mais moderno e com motor na traseira, mas com melhor aproveitamento interno;
  • Seu grande destaque era o amplo espaço interno e o porta-malas dianteiro e traseiro, o que a tornava um carro ideal para famílias;
  • A produção foi encerrada em 1981, substituída pelo VW Parati (baseada no Gol).

Catálogo de Cores

Cores Sólidas:

  • Branco Lótus (L90C);
  • Bege Alabastro (L11H);
  • Bege Manila (L12A);
  • Verde Iguaçu (L60A);
  • Azul Niágara (L51Z);
  • Azul Colonial (L51B);
  • Cinza Prata (L97A);
  • Cinza Titânio (L96D);
  • Vermelho Pimenta (L30A).
Tons Pastel / Terrosos (muito comuns na época):
  • Marrom Glacial (L98Z);
  • Marrom Camurça (L95D);
  • Ocre Marajó (L20A);
  • Verde Hippie (L61B);

Observações:

  • A sigla entre parênteses refere-se ao código original da tinta Volkswagen, utilizada nas concessionárias e oficinas autorizadas;
  • Os nomes podem variar levemente conforme a fonte (manual do proprietário, catálogo do ano ou tabela de cores da VW);
  • Algumas cores metálicas eram raras ou restritas a modelos com acabamento especial.
Tábata Miyuki
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