No ano de 1979, o VW Variant já em sua segunda geração, foi o 12º carro nacional mais vendido, emplacando em todas as suas versões e configurações 14.615 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
Adotou suspensão dianteira do tipo McPherson, substituindo o antigo sistema de feixes de lâminas, e suspensão traseira com braços semiarrastados, melhorando a estabilidade e o conforto.

Ficha Técnica
Características Mecânicas
- Motor: Boxer (plano) 4 cilindros opostos (horizontais);
- Código do motor: AE (semelhante ao do Brasília e Fusca da época);
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L);
- Alimentação: Carburador simples (Solex 30/31 PDSI);
- Potência: 65 cv (SAE) / cerca de 54 cv (DIN) a 4.600 rpm;
- Torque: 11,5 kgfm a 3.000 rpm;
- Taxa de compressão: 7,2:1;
- Combustível: Gasolina;
- Refrigeração: A ar (sem radiador).
Transmissão
- Tração: Traseira (RWD);
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Embreagem: Monodisco a seco.
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.385 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.430 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: 980 kg;
- Porta-malas dianteiro: ~150 litros;
- Capacidade do tanque: 40 litros.

Suspensão e Freios
- Dianteira: Independente, com braços arrastados, barras de torção e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção;
- Freios dianteiros: A disco;
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Mecânica, com caixa de pinhão e cremalheira;
- Rodas/pneus originais: Aro 14″ – pneus 6.00-14 ou equivalentes radiais 165 SR 14.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 135 km/h;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Cerca de 21 segundos;
- Consumo médio: 8 a 10 km/l (dependendo do uso).

Outros Itens e Detalhes
- Plataforma: Baseada no VW Tipo 3 brasileiro (como Brasília e TL);
- Ventilação interna: Com saídas frontais; sem ar-condicionado de fábrica;
- Painel: Com velocímetro, marcador de combustível, luzes-espia;
- Vidros e travas: Manuais;
- Acabamento interno: Simples, mas funcional.
Curiosidades
- A Variant II foi lançada em 1977 como sucessora da Variant I, com design mais moderno e com motor na traseira, mas com melhor aproveitamento interno;
- Seu grande destaque era o amplo espaço interno e o porta-malas dianteiro e traseiro, o que a tornava um carro ideal para famílias;
- A produção foi encerrada em 1981, substituída pelo VW Parati (baseada no Gol).

Catálogo de Cores
Cores Sólidas:
- Branco Lótus (L90C);
- Bege Alabastro (L11H);
- Bege Manila (L12A);
- Verde Iguaçu (L60A);
- Azul Niágara (L51Z);
- Azul Colonial (L51B);
- Cinza Prata (L97A);
- Cinza Titânio (L96D);
- Vermelho Pimenta (L30A).

Tons Pastel / Terrosos (muito comuns na época):
- Marrom Glacial (L98Z);
- Marrom Camurça (L95D);
- Ocre Marajó (L20A);
- Verde Hippie (L61B);
Observações:
- A sigla entre parênteses refere-se ao código original da tinta Volkswagen, utilizada nas concessionárias e oficinas autorizadas;
- Os nomes podem variar levemente conforme a fonte (manual do proprietário, catálogo do ano ou tabela de cores da VW);
- Algumas cores metálicas eram raras ou restritas a modelos com acabamento especial.








