A Ferrari 250 GT Coupé Boano/Ellena (1956–1958) é um dos primeiros modelos da famosa linhagem 250 GT, e marcou o início da produção de Gran Turismo da Ferrari em maior escala.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Mario Boano, ex-designer da Ghia, recebeu a tarefa de produzir esse carro após Pinin Farina (hoje Pininfarina) não ter capacidade produtiva suficiente naquele momento.

O design foi baseado nos protótipos feitos por Pinin Farina, e Boano refinou o estilo.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Fabricante: Ferrari;
- Modelo: 250 GT Coupé (Carrocerias Boano / Ellena);
- Ano de Produção: 1956–1958.
- Unidades Produzidas:
- Boano: aprox. 74 unidades;
- Ellena: aprox. 50 unidades;
- Tipo de Carroceria: Coupé de 2 lugares;
- Designer: Mario Boano (posteriormente Ezio Ellena).

Motorização
- Motor: V12 a 60° Colombo Tipo 128 B;
- Cilindrada: 2.953 cm³ (3.0 L);
- Alimentação: 3 carburadores Weber 36 DCL3 (na maioria das versões);
- Potência Máxima: ~240 cv (176 kW) a 7.000 rpm;
- Torque Máximo: ~265 Nm (estimado);
- Taxa de Compressão: 8.5:1;
- Distribuição: Comando simples no cabeçote (SOHC) por bancada;
- Lubrificação: Cárter úmido.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas + ré;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão, Freios e Direção
- Suspensão Dianteira: Independente com molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Suspensão Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas e braços localizadores;
- Freios: Tambor nas quatro rodas (a disco apenas em modelos posteriores);
- Direção: Parafuso sem-fim com setor dentado.
Dimensões
- Comprimento: 4.450 mm (aprox.);
- Largura: 1.650 mm;
- Altura: 1.300 mm;
- Entre-eixos: 2.600 mm;
- Bitola Dianteira/Traseira: ~1.350 / 1.350 mm;
- Peso: ~1.100–1.200 kg (dependendo da carroceria).
Desempenho e Consumo
- Velocidade Máxima: ~220 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~7,0–8,0 segundos;
- Consumo Médio: ~16–20 L/100 km.
Chassi e Estrutura
- Chassi: Tubular tipo “Superleggera” (em aço com alumínio em partes da carroceria);
- Carroceria: Alumínio ou aço (varia por unidade e fabricante);
- Layout: FR (motor dianteiro, tração traseira).

Curiosidades
- Boano assumiu a produção após a Pinin Farina não conseguir atender à demanda;
- Ezio Ellena, genro de Boano, assumiu após 1957, com pequenas mudanças no teto (mais alto) e acabamento;
- Os modelos Ellena são considerados mais raros e valiosos entre os colecionadores;
- É um dos primeiros GTs da Ferrari com foco em conforto e dirigibilidade para estrada.
Catálogo de Cores
Nome da Cor Descrição Código aproximado (moderno)
- Rosso Corsa Vermelho clássico Ferrari FER 300/12;
- Grigio Metallizzato Cinza metálico FER 703/C;
- Blu Scuro Azul escuro FER 501/C;
- Blu Tour de France Azul médio levemente metálico FER 522;
- Argento Nürburgring Prata metálico claro FER 101/C;

- Nero Tropicale Preto profundo FER 1240;
- Verde Bottiglia Verde escuro garrafa FER 610/C;
- Azzurro Metallizzato Azul metálico claro FER 500/2;
- Grigio Ingrid Bege acinzentado claro FER 730;
- Avorio (Ivory) Marfim (raro, mas disponível) FER 190.
Cores Internas (Estofamento / Couro Connolly)
- Nome do Couro Descrição Código Connolly (aproximado);
- Nero Preto VM 8500;
- Beige Bege claro VM 3218;
- Rosso Vermelho escuro (bordô) VM 3171;
- Tabacco Marrom tabaco VM 846;
- Blu Azul escuro VM 3282;
- Crema Creme VM 3997.

Importante
- Muitos carros da época foram pintados sob encomenda, então há modelos originais com cores não listadas oficialmente;
- Os códigos acima são modernas aproximações usadas em restaurações atuais baseadas em catálogos históricos da Ferrari e fornecedores como a Connolly Leather e Glasurit;
- O número exato de carros produzidos com cada cor não é documentado oficialmente, mas tons de prata, cinza, azul e vermelho eram os mais populares.
