Pular para o conteúdo
Início » Ficha técnica Ferrari 250 GT Coupé Boano Ellena 1956

Ficha técnica Ferrari 250 GT Coupé Boano Ellena 1956

A Ferrari 250 GT Coupé Boano/Ellena (1956–1958) é um dos primeiros modelos da famosa linhagem 250 GT, e marcou o início da produção de Gran Turismo da Ferrari em maior escala.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Mario Boano, ex-designer da Ghia, recebeu a tarefa de produzir esse carro após Pinin Farina (hoje Pininfarina) não ter capacidade produtiva suficiente naquele momento.

Ficha técnica Ferrari 250 GT Coupé Boano Ellena 1956
Ficha técnica Ferrari 250 GT Coupé Boano Ellena 1956

O design foi baseado nos protótipos feitos por Pinin Farina, e Boano refinou o estilo.

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Fabricante: Ferrari;
  • Modelo: 250 GT Coupé (Carrocerias Boano / Ellena);
  • Ano de Produção: 1956–1958.
  • Unidades Produzidas:
    • Boano: aprox. 74 unidades;
    • Ellena: aprox. 50 unidades;
  • Tipo de Carroceria: Coupé de 2 lugares;
  • Designer: Mario Boano (posteriormente Ezio Ellena).

Motorização

  • Motor: V12 a 60° Colombo Tipo 128 B;
  • Cilindrada: 2.953 cm³ (3.0 L);
  • Alimentação: 3 carburadores Weber 36 DCL3 (na maioria das versões);
  • Potência Máxima: ~240 cv (176 kW) a 7.000 rpm;
  • Torque Máximo: ~265 Nm (estimado);
  • Taxa de Compressão: 8.5:1;
  • Distribuição: Comando simples no cabeçote (SOHC) por bancada;
  • Lubrificação: Cárter úmido.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas + ré;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão, Freios e Direção

  • Suspensão Dianteira: Independente com molas helicoidais e barra estabilizadora;
  • Suspensão Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas e braços localizadores;
  • Freios: Tambor nas quatro rodas (a disco apenas em modelos posteriores);
  • Direção: Parafuso sem-fim com setor dentado.

Dimensões

  • Comprimento: 4.450 mm (aprox.);
  • Largura: 1.650 mm;
  • Altura: 1.300 mm;
  • Entre-eixos: 2.600 mm;
  • Bitola Dianteira/Traseira: ~1.350 / 1.350 mm;
  • Peso: ~1.100–1.200 kg (dependendo da carroceria).

Desempenho e Consumo

  • Velocidade Máxima: ~220 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: ~7,0–8,0 segundos;
  • Consumo Médio: ~16–20 L/100 km.

Chassi e Estrutura

  • Chassi: Tubular tipo “Superleggera” (em aço com alumínio em partes da carroceria);
  • Carroceria: Alumínio ou aço (varia por unidade e fabricante);
  • Layout: FR (motor dianteiro, tração traseira).

Curiosidades

  • Boano assumiu a produção após a Pinin Farina não conseguir atender à demanda;
  • Ezio Ellena, genro de Boano, assumiu após 1957, com pequenas mudanças no teto (mais alto) e acabamento;
  • Os modelos Ellena são considerados mais raros e valiosos entre os colecionadores;
  • É um dos primeiros GTs da Ferrari com foco em conforto e dirigibilidade para estrada.

Catálogo de Cores

Nome da Cor Descrição Código aproximado (moderno)

  • Rosso Corsa Vermelho clássico Ferrari FER 300/12;
  • Grigio Metallizzato Cinza metálico FER 703/C;
  • Blu Scuro Azul escuro FER 501/C;
  • Blu Tour de France Azul médio levemente metálico FER 522;
  • Argento Nürburgring Prata metálico claro FER 101/C;
  • Nero Tropicale Preto profundo FER 1240;
  • Verde Bottiglia Verde escuro garrafa FER 610/C;
  • Azzurro Metallizzato Azul metálico claro FER 500/2;
  • Grigio Ingrid Bege acinzentado claro FER 730;
  • Avorio (Ivory) Marfim (raro, mas disponível) FER 190.

Cores Internas (Estofamento / Couro Connolly)

  • Nome do Couro Descrição Código Connolly (aproximado);
  • Nero Preto VM 8500;
  • Beige Bege claro VM 3218;
  • Rosso Vermelho escuro (bordô) VM 3171;
  • Tabacco Marrom tabaco VM 846;
  • Blu Azul escuro VM 3282;
  • Crema Creme VM 3997.

Importante

  • Muitos carros da época foram pintados sob encomenda, então há modelos originais com cores não listadas oficialmente;
  • Os códigos acima são modernas aproximações usadas em restaurações atuais baseadas em catálogos históricos da Ferrari e fornecedores como a Connolly Leather e Glasurit;
  • O número exato de carros produzidos com cada cor não é documentado oficialmente, mas tons de prata, cinza, azul e vermelho eram os mais populares.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha técnica Ferrari 250 GT Coupé Boano Ellena 1956